A Prefeitura de Municipal de Macaíba, por meio das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social, Esporte e Cultura, lançou nesta terça-feira, 04, na praça da comunidade Morada da Fé, o ‘Projeto Prosa Adolescente’, que visa garantir a promoção da saúde dos jovens. O projeto é realizado por 12 adolescentes, dos 12 aos 17 anos, da ONG Dialetos, que a partir de rodas de conversas nas escolas abordam temas diversos pertinentes à adolescência.
De acordo com a secretária adjunta da Saúde, Kelly Lima, temos muitas ações voltadas para a saúde das crianças e do idoso, e é necessário promover a saúde dos jovens. “Nessa perspectiva de qualificar os jovens sobre temas que são importantes no dia-a-dia deles, idealizamos o projeto onde os jovens são os multiplicadores para falar sobre temas que vivenciam nas escolas”, afirmou, na palestra de abertura.
A secretária adjunta informou que os adolescentes vão visitar nove escolas municipais na zona urbana e rural. Na preparação, eles participaram de três oficinas que abordaram os temas: bullying , racismo, gravidez na adolescência, ansiedade, depressão, alcoolismo, drogas, reciclagem e cuidado com a natureza. “Eles vão abordar os temas e mostrar soluções para os problemas e preconceitos encontrados nesse ambiente, e vão promover ações de saúde. A nossa missão não é só tratar as pessoas que já estão adoecidas, mas evitar que adoeçam oferecendo qualidade de vida”, disse Kelly Lima.