ZENAIDE
A senadora Zenaide Maia sai fortalecida do pleito municipal em que o seu Partido Social Democrático (PSD) conseguiu eleger 21 gestores municipais, 9 vice-prefeitos e 123 vereadores, fazendo crescer o partido que vinha minguando desde que o ex-prefeito Carlos Eduardo havia assumido o diretório estadual no RN.
SENADORA
Com esse capital eleitoral e mais alguns apoios políticos já compromissados, a senadora Zenaide Maia não tem escondido o seu desejo de se candidatar à reeleição nas próximas eleições de 2026.
E como o seu partido é considerado ideologicamente de centro, ela e o seu grupo político podem optar por quem hoje faz oposição ao governo do Estado, como também pode permanecer aliada da governadora Fátima Bezerra. Zenaide contabiliza apoios dos gestores de peso, em Mossoró e Parnamirim.
EMENDAS
Conseguindo uma boa visibilidade no plenário do Senado Federal, Zenaide Maia, além de já ter assumido relatorias naquele parlamento, recentemente apresentou emendas à Reforma Tributária objetivando cobrar mais impostos nas vendas de armas e de alimentos ultraprocessados.
ADJUTO
O que levou mesmo o deputado estadual Adjuto Dias a solicitar licença do cargo para o seu suplente, o empresário mossoroense Isaac da Costa Figueira (o Isaac da Casca), do MDB, assumir o mandato? Desde meados de setembro que o seridoense se licenciou do cargo por 121 dias. Mas agora, decorridos cerca de 60 dias do início de sua licença, Adjuto é convocado pelo pai, Álvaro Dias, para presidir a Comissão de Transição da Prefeitura de Natal. Esse era o objetivo da licença do cargo de deputado?
BRASILIA
Bem não terminou o pleito municipal e muitos dos prefeitos e prefeitas eleitos ou reeleitos tomaram aviões juntamente com assessores rumo a Brasília. Como se diz que “prefeito vive com o pires na mão”, eleitos e eleitas foram em busca de reforço para o caixa municipal quando muitos desses gestores sabem das dificuldades que irão enfrentar para cumprir suas promessas de campanha.
ANTECIPAÇÃO
Em vez de aguardar que o prefeito Paulinho Freire tomasse posse e anunciasse o seu nome como líder do governo na Câmara Municipal de Natal, o vereador Aldo Clemente, reeleito pelo PSDB para mandato de 2024/2028, se antecipou aos fatos e já se anunciou Líder de Paulinho no legislativo natalense, em programa da 98FM. Coisas de político ansioso.
SONHO
O sonho maior do prefeito natalense Álvaro Dias vai se concretizando dia a dia. É que a chamada engorda de Ponta Negra atingiu a marca de 40% do projetado. Resta saber se os 60% restantes da faixa de areia serão alcançados até o encerramento do mandato.
SINDIFERN
Ressaltando que a Nota à População não tem qualquer viés político, o Sindicato dos Auditores Fiscais foca na “necessidade de recomposição de ajustes do ICMS”. E finaliza a nota: “Por maior que seja o esforço dos Governos e do Fisco para atrair novos investimentos, gerar desenvolvimento e incrementar as receitas próprias, o Rio Grande do Norte está ficando atrás dos demais estados da Região Nordeste”.
RETORNO
Quem está retornando de Brasília nesta quinta-feira, depois de ter permanecido na capital federal por quase 20 dias consecutivos, é o prefeito eleito de Natal, Paulinho Freire (União Brasil).
Ele deverá participar da primeira reunião das duas Comissões de Transmissão, segundo informação de sua vice-prefeita Joanna Guerra.
ESTRADA
Ao que parece, o problema da falta de conservação das estradas pelo interior do RN pode estar perto de chegar ao fim. É que a governadora Fátima Bezerra está anunciando que o seu Plano de Recuperação das Estradas vai continuar em 2025 e já está planejando também as obras para 2026. O governo quer cumprir a recuperação de 1,6 mil quilômetros de estradas até final do próximo ano.
VOTOS
Enquanto contabiliza votos já conquistado entre os vereadores eleitos com vistas a eleição de presidente da Câmara Municipal de Natal, o vereador Ériko Jácome também já está em plena ação buscando apoios para consolidar sua pretensão de mudar de cadeira do Palácio Frei Miguelino para o Palácio José Augusto, na Praça dos Três Poderes. O sonho de Ériko é assumir a cadeira de deputado estadual em janeiro de 2027.