Amigos
Além do trabalho como empresário na área de biocombustíveis e energias renováveis, o ex-senador Jean-Paul Prates também tem conversado com Fátima Bezerra sobre eleições. Ele costuma receber a governadora, sua amiga, em casa. Além disso, tem bons e frequentes diálogos com Walter Alves e com Zenaide Maia, que é uma grande amiga de Jean.
2026
Antes de embarcar para o Piauí e Ceará, onde está desde sexta-feira (07), Jean conversou sobre possibilidade de suplência ao Senado em 2026 e teve conversas iniciais citando Allyson Bezerra como possibilidade do grupo governista.
Ligação para Walter
A fala de Fátima Bezerra durante a plenária do PT gerou um burburinho tão imediato, que antes mesmo de sair do Praia Mar ela telefonou para o vice Walter Alves e explicou que o projeto de renúncia está mantido e que a referência em “concluir a gestão até o final de 2026” se referia aos dois, governadora e vice-governador. Quis evitar maior mal-estar, já que ele espera em 2026 assumir a cadeira dela no Governo.
Paulinho a jato
Foi só viralizar curtindo um pagode – dos bons – que o prefeito Paulinho Freire pegou o primeiro avião e amanheceu a sexta-feira sentado com a defesa civil do Município discutindo sobre as chuvas. Nos dois dias seguintes conseguiu também resolver o vácuo de titular na secretaria de Saúde.
Legado
Passados os transtornos das chuvas sobre a engorda de Ponta Negra, Álvaro Dias voltou a postar as maravilhas da obra que ele tem como legado da sua gestão. Na semana passada, apesar de estar de volta de Brasília, ele tomou um chá de sumiço das redes, onde tem aparecido frequentemente até para mostrar a feira no supermercado. Não queria mostrar o lado negativo do legado.
Hospital Municipal
Além das dívidas, o Hospital Municipal é outro desafio deixado por Álvaro para Paulinho Freire e que Geraldo Pinho também assume. Com placa de inaugurado, o equipamento segue cheio de tapumes e sem qualquer perspectiva de funcionamento. Para concluir a obra em 100% – que é imensa – Paulinho vai ter que batalhar recursos. O prazo é de 4 anos.
Médicos parados
Os médicos das UTIs do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), em Mossoró, e do Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, em Assú, iniciaram paralisação das atividades às 18h de ontem (10), após o Governo do Estado não cumprir o acordo estabelecido para o pagamento dos serviços prestados até esta data.
Promessa
Há cinco dias, a paralisação havia sido suspensa porque, em negociação, o Governo prometeu pagar até o dia 10, o que não foi cumprido. Param as atividades 40 médicos em Mossoró e 10 em Assú. O atraso de pagamento ultrapassa 90 dias.
Mensagem anual
Em meio à dificuldade de pagamento de médicos e de terceirizados, além do desafio de cumprir o piso da educação, a governadora Fátima Bezerra faz hoje, na Assembleia Legislativa, a leitura da mensagem anual. Fátima deve focar nas estradas já concluídas, na promessa da duplicação da BR-304 e na expectativa de melhora nos próximos meses da gestão, após aumento do ICMS.
Selo da Educação
A Prefeitura de Mossoró espalha a notícia: o prefeito Allyson Bezerra está em Brasília, onde recebeu nesta segunda-feira (10), o Selo Ouro em educação. O selo do Mec, do Prêmio Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, conferiu a Mossoró 100 pontos na soma de cinco dimensões avaliadas: gestão e governança, formação de gestores e professores, infraestrutura e recursos pedagógicos, compartilhamento de boas práticas, e avaliação.
Piso da Educação
Enquanto a Prefeitura é premiada, os professores municipais esperam para receber o reajuste do Piso da Educação em Mossoró, cuja data-base é janeiro. Hoje, os professores e professoras realizam assembleia para discutir, entre outros assuntos, o reajuste salarial de 2023 – que não foi concedido – e de 2025.
Pau dos Ferros pioneira
Enquanto nem a Prefeitura de Mossoró, nem o Governo do RN dão sinal sobre o piso da educação, a Prefeitura de Pau dos Ferros aprovou na Câmara Municipal projeto de lei encaminhado pela prefeita Marianna Almeida. O PL, aprovado à unanimidade, atualiza o piso do Magistério Público municipal em 6,27%, para profissionais com jornada de 40 horas semanais passou a ser de R$ 4.867,77.
Mudança de interesse
Em julho de 2022, o ator de Malhação, Mário Frias, postou que o cargo de Presidente da República não comporta reintegração social, que um presidente tem que ser exemplo de ficha limpa (em negrito). Hoje, no mesmo X, ele acha que a Lei da Ficha Limpa é uma das “imbecilidades da esquerda”. Mudou o ficha suja, mudou a opinião.