EMPATE
Nova pesquisa DataVero/98 FM, revela quadro de empate entre os candidatos Carlos Eduardo e Paulinho Freire. Os números mostram queda do ex-prefeito e subida do deputado do União Brasil.
REAÇÃO
Pessoas ligadas ao ex-prefeito Carlos Eduardo perdem tempo e energia combatendo os números quando lhe são desfavoráveis, ao invés de focar no que motiva a queda e estancar a sangria eleitoral.
REAÇÃO II
É o caso também da deputada Natália Bonavides, que se apega a números que lhe são favoráveis em certas pesquisas e não avalia dados sérios que poderiam ser úteis ao crescimento de sua candidatura. Caso de miopia política com consequências eleitorais negativas.
MOTIVOS
O principal motivo para a queda de Carlos Eduardo é na vinculação de aprovação ou desaprovação dos gestores Lula, Fátima e Álvaro.
ÁLVARO
No caso do eleitorado que aprova a gestão Álvaro Dias, é nítida a mudança desse universo eleitoral em relação a Paulinho e Carlos Eduardo.
NÚMEROS
Entre os eleitores que aprovam a gestão de Álvaro, Carlos Eduardo vem caindo dia a dia, na medida em que o eleitor ‘descobre’ que Álvaro não apoia Carlos Eduardo e sim Paulinho Freire.
NÚMEROS II
Na pesquisa realizada no final de agosto, Carlos Eduardo tinha a preferência de 42% dos eleitores que aprovam a gestão de Álvaro. No início de setembro caiu para 37% e agora tem 29% desse eleitorado.
NÚMEROS III
Justamente nesse eleitorado, enquanto Carlos Eduardo cai, Paulinho sobe. No final de agosto ele tinha 30%, passou para 34% e agora subiu para 48%. Ou seja:O eleitor que aprova Álvaro está migrando de Carlos Eduardo para Paulinho Freire.
LULA
No caso dos eleitores que aprovam a gestão de Lula, Carlos Eduardo vem perdendo força, enquanto que Natália vem subindo dia a dia na preferência desse eleitorado.
LULA II
Em agosto, Carlos Eduardo tinha 46% do eleitor que aprova Lula e caiu para 39%. Já Natália, tinha 20%, subiu para 27% e agora tem 30% do eleitorado que aprova a gestão petista.
LULA III
No sentido contrário, enquanto Natália cresce no eleitorado que aprova Lula, Paulinho Freire ganha votos no eleitorado que desaprova o marido de Janja. Ele tinha 27% em agosto, subiu para 35% e agora tem 49% do eleitorado que desaprova Lula.
FÁTIMA
No caso dos eleitores que aprovam Fátima, Carlos Eduardo cai e Natália cresce. Em agosto, Carlos Eduardo tinha 46%, caiu para 41% e agora tem 39%. Já Natália cresce nesse eleitorado. Ela tinha 28% em agosto, subiu para 31% e agora tem 33% dos que aprovam a governadora.
FÁTIMA II
Já entre os que desaprovam a gestão de Fátima, Paulinho cresce e Carlos Eduardo cai. Paulinho tinha 24% em agosto, subiu para 29% e agora tem 39% dos eleitores que reprovam a gestão estadual. Carlos Eduardo tinha 38%, caiu para 30% e agora tem 28% desse eleitorado.
PODE MAIS
Em função dessa estratificação, é possível verificar que Paulinho e Natália podem subir mais. Freire tem que intensificar a busca pelo eleitorado que aprova Álvaro e desaprova Lula; Natália precisa mirar nos eleitores que aprovam Lula e Fátima.