A partir de 2024, Parnamirim passará a ter 21 vereadores. O aumento no número de parlamentares municipais foi aprovado por unanimidade nesta quarta-feira (8), por uma emenda à Lei Orgânica do Município e não necessita ser sancionada pelo prefeito Rosano Taveira (Republicanos). Segundo o presidente da Câmara Municipal de Parnamirim, Wolney França (PSC), apesar do acréscimo de três novos vereadores, não terá aumento de gastos pelo município.
“Já faz alguns anos que Parnamirim deveria ter 21 vereadores. Trabalhamos hoje com 18. A tendência é que a gente aumente essa representatividade. Não significa aumento de despesas. O repasse é o mesmo, não muda. Na verdade, a gente vai fazer uma reorganização interna. Já nas próximas eleições, serão 21 vereadores na Câmara Municipal de Parnamirim”, afirmou.
Wolney defendeu o aumento no número de parlamentares como algo saudável à democracia e que possui respaldo da Constituição Federal. Esta traz que os municípios que tenham entre 160 mil e 300 mil habitantes podem ter até 21 vereadores como seus representantes.
“No nosso caso específico, e como presidente da Casa, estou tomando todos os cuidados necessários para que esta ampliação venha respaldada por um controle e adequação ao orçamento, e ainda que aumente a qualidade do nosso trabalho e de nossas votações em nome do povo de Parnamirim”, finalizou.
Conforme projeção divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em dezembro de 2022, com dados já coletados pelo Censo Demográfico, Parnamirim tem aproximadamente 252 mil habitantes. A proposta de ampliação já havia sido cogitada em outras legislaturas.