Por Fábio Pacheco
Natal vai sediar a partir desta quarta-feira (15), no hotel Praiamar, em Ponta Negra, o maior Campeonato Brasileiro de Xadrez de categorias de base da história da modalidade. Mais de 300 jovens enxadristas de 22 estados das quatro regiões do país se inscreveram, batendo o recorde do número de participantes de todas as edições já realizadas.
A histórica participação é uma marca do crescimento da prática do xadrez no Brasil. “É com grande satisfação que observamos o crescimento do xadrez nas escolas, em especial por estarmos proporcionando que grandes eventos sirvam de plataforma de visibilidade para a nossa modalidade”, disse o presidente da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), o natalense Máximo Igor Macedo.
Exemplos de como o trabalho de base realizado pela CBX vem dando resultados são os estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte. “O xadrez de Pernambuco pulou de 20 escolas participantes do Circuito Global Chess PE para mais de 60 escolas em dois anos e aqui no Rio Grande do Norte o xadrez escolar está em todas as DIRECs, feito conseguido apenas pelo futsal”, revela o dirigente.
O Campeonato Brasileiro também vai receber pela primeira vez a delegação de Tocantins, assim como todos os estados da Região Nordeste e Centro-Oeste. Para desenvolver ainda mais o trabalho de base, a CBX está ampliando o Projeto Futuros Olímpicos, que será regionalizado, promovendo maior capilarização e desenvolvimento do xadrez em todo o Brasil.