OS ILUDIDOS DO AMÉRICA SAF
A permanência do América na Série D foi por conta dos erros repetidos da SAF na construção do plantel para 2024. Vamos começar pelos dois atacantes, Rafinha e Gustavo Ramos, que não renderam nada em 2023 e permaneceram para esta temporada. Rafinha entrou o ano no Departamento Médico e terminou nele, e pior ainda, fazendo tratamento no Vitória, seu clube de origem. E Gustavo Ramos dispensa comentários, pois se não marcava gols, porque haveria de converter um pênalti valendo classificação. Outro que merecia ter saído no início da temporada foi Alan, mas insistiram no zagueiro que falhou no gol do Retrô em Natal e depois errou o pênalti no jogo da volta. Mas a cereja do bolo foi a contratação de Ricardo Bueno, um atacante que chegou lesionado, não marcou um único gol e só fez raiva ao torcedor, pois nem do jogo decisivo na Arena Pernambuco ele conseguiu participar. A SAF americana mostrou que é uma ilusão, pobre daqueles que acharam que o América nadaria em rios de dinheiro e montaria um time de Série A.
SOUZA DEPENDÊNCIA
Foram tantos erros cometidos pelos homens da SAF alvirrubra que não poderia deixar de falar na Souza dependência. Era o único jogador que criava e decidia o jogo, mas nunca teve um reserva à altura. E bastou receber uma marcação especial para o meio-campo ser anulado.
BUIU FOI IRRESPONSÁVEL
A cobrança de Marcos Ytalo foi totalmente irresponsável. Ninguém caminha para a bola em um pênalti decisivo. A pergunta que não quer calar, porque Marquinhos não escolheu Pedroso, Salazar ou Renan Bragança que acertaram as cobranças na sequência. Quem vai assumir esse erro?
SEM CALENDÁRIO
Mas o pior de tudo mesmo, vai ser a falta de calendário do América. O clube passará cinco meses de inatividade. Tomar que este tempo seja suficiente para a realização de um planejamento sem erros. Com muitas dispensas e contratações pontuais, de atletas de melhor qualidade técnica.
ABC SE COMPLICA
O empate do ABC contra o lanterna e rebaixado São José não surpreendeu. Diante da baixa produção do ataque alvinegro, apenas 13 gols em 16 jogos, todos sabiam que o time encontraria dificuldades. É um problema crônico que poderia ter sido evitado se ao invés de Tite, Galego e Jackson, contratasse um atacante de Série B.
VAMOS FALAR DE FONSECA
Além do fraco plantel, o aproveitamento de Roberto Fonseca também não é nada positivo. Com mais esse empate no Frasqueirão, o técnico chegou ao seu oitavo jogo em casa, somando apenas três vitórias, dois empates e três derrotas, o que dá um aproveitamento de 45%.
NO GERAL É PIOR
Fonseca assumiu o ABC na terceira rodada da Série C e de lá para cá realizou 14 jogos, obtendo apenas quatro vitórias, cinco empates e cinco derrotas. Dos 42 pontos disputados, só somou 17, piorando ainda seu aproveitamento, que cai para 40%.