“Não tenho interesse em falar sobre liderança de outros partidos. Temos uma pré-candidatura com um bom potencial de vitória”, afirmou o deputado federal Fernando Mineiro (PT), reforçando o apoio à pré-candidatura da deputada federal Natália Bonavides (PT) à Prefeitura Municipal de Natal nas eleições de 2024 e, de forma elegante e indireta, descartando um eventual apoio ao ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT), aliado do partido nas eleições gerais do ano passado.
O parlamentar disse que a prioridade do Partido dos Trabalhadores é desenvolver a participação da legenda nas próximas eleições municipais e definir a metodologia de debates sobre os pontos positivos e negativos no município, para sejam estabelecidos os pontos prioritários para serem trabalhados pela futura gestão municipal. “Definindo a metodologia de debates sobre a cidade que temos, saberemos a cidade que queremos”, disse.
“Não tenho interesse em falar sobre liderança de outros partidos. Temos uma pré-candidatura com um bom potencial de vitória”
Questionado se ele consegue visualizar um nome que possa compor a chapa com Natália para a disputa eleitoral, ele disse que isso acontecerá de forma natural e com o avanço das discussões e debates. Para ele, o mais importante, neste momento, é trabalhar a pré-candidatura petista à Prefeitura da Capital e, em seguida, a metodologia dos debates.
Mineiro defende que a sociedade natalense tem muito a ganhar com uma gestão alinhada aos governos estadual e federal, comandados atualmente pelo PT. Em fevereiro, ele chegou a afirmar que “Chegou o momento do PT administrar Natal” e, dede então, tem demonstrado apreço e apoio à Natália Bonavides, uma deputada federal jovem, comprometida e com grande representação entre os jovens eleitores no Rio Grande do Norte e em Natal, onde já foi eleita vereadora anteriormente.
“Chegou o momento do PT administrar Natal. Certamente, Natália será um nome forte se for candidata a prefeita”
Única parlamentar mulher reeleita no Rio Grande do Norte, Natália foi a candidata mais votada tanto na Capital, quanto no Estado, tendo recebido quase 160 mil votos em outubro passado. “Certamente, Natália será um nome forte se for candidata a prefeita”, disse.
A parte burocrática do processo de construção de candidatura, como é o processo até chegar na oficialização da chapa, tem início com a disponibilização do nome para a instância partidária, mas que a oficialização da chapa só acontece meses antes do pleito. Ou seja, só há candidatura após a convenção partidária, no próximo ano, quando o nome escolhido pelo partido será aprovado pela plenária.
Natália colocou seu nome à disposição do PT após conversa com a governadora
Apesar do silêncio da governadora Fátima Bezerra (PT), que até o momento não se manifestou sobre uma pré-candidatura sua, a deputada Natália Bonavides colocou seu nome à disposição do diretório estadual do PT para as eleições municipais de 2024, focando a Prefeitura de Natal, em meados de fevereiro, durante os festejos de 43 anos da sigla.

Na ocasião, diversas lideranças petistas no Rio Grande do Norte – incluindo o vice-presidente estadual da sigla, vereador Daniel Valença e a presidente do PT em Natal, deputada estadual Divaneide Basílio, além do líder do governo na Assembleia Legislativa do RN, o deputado estadual Francisco do PT.
Eles celebraram a iniciativa e falaram sobre o protagonismo da sigla na política potiguar, bem como o fato do posicionamento de Natália ser uma demonstração clara de seu compromisso com a luta partidária e com a Capital do Estado.
“O nome dela tem se fortalecido cada vez mais, foi a deputada federal mais votada do Estado nas últimas eleições e tem feito importantes debates desde quando foi vereadora da cidade, que ela conhece bem. Mesmo como federal, nunca se desconectou desses temas centrais da cidade, como o cuidado com a população em situação de rua, o trabalho de inclusão e o transporte público”, afirmou Divaneide, na ocasião.