Depois de 14 anos, o Rio Grande do Norte volta a ter uma atleta na seleção brasileira de voleibol. Nesta segunda-feira (29), Maria Luiza Silva Gomes, natural de Acari, e com apenas 15 anos, se apresentou à técnica Fofão para fazer parte da seleção brasileira sub-17 que vai disputar o Campeonato Sul-Americano, em outubro, com local a ser definido.
Ainda não é a seleção adulta, mas Maria Luiza pretende seguir os passos de natalense Virna, estrela do voleibol e supercampeã pelo do Brasil, que aposentou-se das quadras em 2009. Os treinos começaram ontem no Centro de Treinamento da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), em Saquarema, no Rio de Janeiro.

“Essa convocação representa muita coisa, não só para mim, mas também para o meu treinador, minha escola, pra minha região. É muito importante porque muita gente queria estar no meu lugar, me sinto muito privilegiada, pelo meu esforço e por ter sido convocada pela seleção brasileira”, disse a jovem promessa do voleibol norte-rio-grandense.
Um dos motivos da convocação vem do esforço de Maria Luiza, que treina cerca de quatro horas por dia, em Currais Novos, onde estuda no Colégio Camilo Toscano e faz parte do projeto social AfraVolei. “Eu treino muito, dois períodos por dia, média de quatro por dia, só não treino na terça-feira, muita gente ficou feliz, compartilhou minhas mensagens e estou muito feliz por representar minha cidade e meu estado”, revelou.
A atleta foi uma descoberta do técnico Afrânio Aurélio, coordenador do AfraVolei e professor do Camilo Toscano. “Maria Luiza treina comigo faz um ano e meio. Conheci a atleta através de outra menina lá de Acari. Trouxemos ela para Currais Novos, para o Colégio Camilo Toscano como bolsista”, explica o professor que também é delegado da CBV.
Destaque no brasileiro e convocação
A convocação de Maria Luiza não foi por acaso. A atleta de 1,80m e que atua nas posições de oposto e central, se destacou na conquista do título pelo Rio Grande do Norte na Primeira Divisão Sub-16 do Campeonato Brasileiro de Seleções, em abril, no Rio de Janeiro. Foi eleita a MVP, melhor jogadora da competição, e chamou atenção da treinadora da seleção brasileira sub-17, a ex-levantadora Hélia Fofão, campeã olímpica.
“Foi uma convocação merecida, pois quem acompanha a carreira de Maria Luiza sabe que é uma atleta de muita técnica, de boa altura, dedicada e muito disciplinada. Tudo isso resultou no título de campeã brasileira no mês passado, no Rio de Janeiro, com a seleção do estado. Ela foi eleita a MVP e a comissão técnica da seleção brasileira estava lá, a técnica Fofão também, e convidaram ela para uma seletiva com 40 meninas, e depois selecionaram as 16 convocadas oficialmente, e ela passou”, explicou o técnico Afrânio.