O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (7) que o preço dos ovos está saindo do controle. A declaração foi dada em um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Campo do Meio, Minas Gerais.
“Agora estou preocupado com o preço dos alimentos. Estou muito preocupado, estamos fazendo muito. Ontem foi feita uma reunião no Palácio, com muito ministro, com muito empresário. Já tomamos algumas medidas. Eu quero encontrar uma explicação para o preço do ovo. A galinha não está cobrando caro”, disse.
“Eu não encontrei uma galinha pedindo aumento no ovo. A coitadinha sofre, ainda canta quando põe o ovo, mas o ovo está saindo do controle. Uns dizem que é o calor, outros dizem que é exportação”, completou o presidente.
Lula ainda deu a entender que “atravessadores” são culpados pelo aumento dos preços. “A gente acha que o produtor também tem direito de ganhar dinheiro. A gente não quer que o produtor tenha prejuízo, a gente quer também que ele ganhe. O que nós precisamos é saber que tem atravessador no meio”, declarou.
Segundo o chefe do Executivo Federal, de janeiro de 2023 a janeiro de 2025, a caixa do ovo com 30 dúzias variou próximo de R$ 140. No mês de fevereiro deste ano, ela subiu para R$ 210. “Eu quero saber porque que ela deu esse salto. Quem é que meteu o bedelho e chutou a bola para cima?”, questionou.
*Com informações da IstoÉ Dinheiro e da Agência Brasil