Por Ana Carla Queiroz
“Quem não o conhecia achava no primeiro momento sério, cara fechada. Mas quem teve o privilégio de conhecer pode perceber que por trás da “casca” tinha uma pessoa bem-humorada, gaiato, aquele que era extremamente humana, solidário, com o coração gigante sempre disposto a ajudar, justo, correto, amigo dos amigos, que tinha orgulho dos contemporâneos da época do Marista e das suas origens desde Lábrea até sua tão querida Nova Cruz, das suas paixões pelo ABC e pela política”.
As palavras acima foram ditas pela vereadora de Natal, Júlia Arruda, neste domingo (12) em uma homenagem ao pai, o ex-deputado estadual Leonardo Arruda, falecido no último sábado (11).
Aos 76 anos, Leonardo Arruda Câmara, estava internado há pouco mais de um mês, chegou a passar por uma cirurgia e morreu em decorrência de complicações pós-cirúrgicas.
Leonardo Arruda foi deputado estadual por quatro mandatos, chegando a presidir a Assembleia Legislativa do RN entre 1995 e 1997. Foi Secretário de Estado da Justiça e Cidadania no Governo Wilma de Faria, Procurador do Município de Natal, presidente do Diretório Estadual do PDT e também presidente do ABC Futebol Clube.
PAIXÃO ALVINEGRA
Leonardo Arruda foi presidente do ABC entre 1995 e 1998. Sob seu comando, o alvinegro conquistou os estaduais de 95, 97 e 98. Também acumulou conquistas como vice-presidente de Futebol (2016/2017), com os títulos do Campeonato Potiguar nas duas temporadas, além da conquista do acesso para a Série B 2017.
Ainda no sábado, o Clube divulgou uma nota de pesar homenageando o ex-presidente e decretou luto oficial por três dias.
SAUDADE
Além da vereadora Jú lia, Leonardo Arruda era pai da empresária Silvia e deixa também esposa, Graça Arruda, e netos, além de outros familiares e uma legião de amigos e admiradores. Desde a notícia do falecimento, foram muitas as homenagens.
Os irmãos Domício, Cid e Cassiano registraram a saudade nas redes sociais. A sobrinha jornalista, Laurita Arruda, relembrou características marcantes do “tio da memória privilegiada e sempre à disposição para esclarecer. (…) um coração gigante, sem mágoas ou rancor. De família política e radical era o elo maior entre irmãos, sobrinhos e agregados” O sobrinho publicitário Arturo Arruda, falou do orgulho do político honesto, do dirigente de clube abnegado, do cidadão de bem e questionou: “Como vamos ficar sem suas provocações, ironias, informações?”
Companheira de parlamento, a Governadora Fátima Bezerra lamentou a partida do amigo e prestou solidariedade à família: “Passa um filme agora da época em que fomos companheiros na Assembleia Legislativa e de todos esses anos de luta em defesa da democracia e de um mundo com paz e justiça social. Siga em paz, meu amigo. Meu abraço afetuoso a Graça, Júlia Arruda e Sílvia, seus netos e demais familiares e amigos”.
LUTO OFICIAL
O governador em exercício, Walter Alves, decretou nesta segunda-feira (13) luto oficial de três dias pelo falecimento do ex-deputado Leonardo Arruda Câmara. “ O Governo do Rio Grande do Norte reconhece a dedicação de Leonardo Arruda ao serviço público, com contribuições significativas ao desenvolvimento do Estado e à democracia”.
O presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), emitiu nota de pesar pela morte do ex-deputado e ex-secretário de Estado e decretou luto de três dias.
A Câmara Municipal de Natal também expressou pesar por meio de nota destacando “um legado de importantes contribuições para o desenvolvimento político e social do nosso estado”.