Por Fábio Pacheco
Seguem abertas as inscrições para o Programa Bolsa-Atleta Potiguar. De acordo com o subsecretário de Esporte e Lazer do Rio Grande do Norte, Cezar Nunes, podem se inscrever para concorrer ao benefício os medalhistas nas categorias estudantil, regional, nacional e internacional, olímpicos e paralímpicos. As inscrições se encerram no dia 3 de junho de 2024.
O programa dispõe de 50 bolsas para medalhistas estudantis; 22 bolsas para medalhistas regionais; 15 bolsas para medalhistas nacionais e 10 bolsas para medalhistas em competições internacionais. Três bolsas estão reservadas para os medalhistas do segmento Olímpico e Paralímpico.
Para a seleção dos beneficiados serão aceitos praticantes de modalidades esportivas cujas confederação ou federação estejam devidamente regularizadas, e que integrem o programa dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Também gozam do direito atletas ligados a entidades filiadas vinculadas e reconhecidas pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), bem como paradesporto não olímpicos.
Pelo critério do programa, os atletas olímpicos e paralímpicos têm prioridade para receber o Bolsa-Atleta, seguidos por atletas fora desse segmento, mas cujas confederações sejam vinculadas ao COB ou CPB e por último, os atletas cujas federações não sejam ligadas a nenhum desses comitês. Vencida essa parte, serão selecionados prioritariamente os atletas de melhor rendimento em suas respectivas modalidades.