A interiorização do audiovisual no Rio Grande do Norte hoje é realidade e a região do Seridó vem despontando na produção cinematográfica em grande medida graças a iniciativas como Curta Caicó. Criado em 2018, o festival de cinema vem contribuindo de forma decisiva para o fomento na produção de filmes e na consolidação de uma importante vitrine para o cinema nacional, através de mostras, debates e oficinas formativas para jovens seridoenses.
E é com esse desejo de tornar o Seridó um polo de produção audiovisual que o Curta Caicó abre inscrições de filmes para a sua 7ª edição no período de 23 de fevereiro a 24 de março de 2024. As inscrições são gratuitas e serão aceitos filmes de curta-metragem com duração de até 20 minutos e com data de finalização a partir de janeiro de 2022. O formulário para inscrição está disponível no website www.curtacaico.com.br e nas redes sociais @curtacaico.
No ato da inscrição é possível selecionar qual mostra o(a) realizador(a) quer concorrer. Os filmes inscritos serão avaliados por uma curadoria especializada e a seleção final será divulgada no mês de setembro de 2024. A culminância do festival com as mostras de filmes competitivas, homenagens e premiações acontece no período de 17 a 19 de outubro.
Os números do Curta Caicó são significativos, em apenas seis edições o festival já recebeu mais de 4.200 inscrições de filmes de todas as regiões do país, além da realização de oficinas de cinema e promoção de debates e fomento ao turismo regional. O festival conta com várias mostras abordando diversos tipos de gêneros e estilos cinematográficos. Para os realizadores potiguares há duas mostras disponíveis: Potiguar, para filmes de qualquer região do RN e Seridó, para realizadores e realizadoras da região.
Com apoio da Neoenergia Cosern e do Governo do RN, festival estimula a formação em cinema com laboratório de roteiro e oficinas em escolas públicas
Pelo segundo ano consecutivo, o Curta Caicó vai realizar oficinas de linguagem audiovisual em escolas da região do Seridó. Em 2023, as oficinas resultaram na produção de sete curtas-metragens de autoria dos próprios alunos sob a coordenação de profissionais do audiovisual de várias partes do país. Os filmes produzidos pelos alunos foram exibidos em praça públicos com participação de pais, alunos, professores e a comunidade em geral em suas próprias cidades.
Outro destaque desse ano é a realização da 3ª edição do LAB RN – Laboratório para Jovens Roteiristas do Rio Grande do Norte. Realizadores seridoenses poderão inscrever argumentos abordando a temática “Patrimônio Material e Imaterial do Seridó”. Os oito selecionados passarão por uma imersão e serão capacitados por profissionais do cinema. As inscrições para o 3º LAB RN acontecem no período de 21 de fevereiro a 18 de março.
Essas formações foram possíveis graças ao apoio do Edital Transformando Energia em Cultura da Neoenergia Cosern com recursos do Governo do Rio Grande do Norte, através do Programa Cultural Câmara Cascudo.
“Com um apoio mais substancial o festival rompeu fronteiras. E o nosso programa de formação vem revelando novos talentos do Seridó. Em 2023, só o Laboratório de Roteiro fomentou o surgimento de nove realizadores locais que produziram filmes sobre mestres e mestras da cultura popular da região”, destacou Raildon Lucena, diretor do festival.
Os filmes estão sendo distribuídos pelos festivais e já começam a colher resultados positivos, exemplo de “Alumbrado” de Catarina Calungueira da cidade de Ipueira-RN que participou em janeiro da Mostra Formação da 27ª Mostra de Cinema de Tiradentes (MG). “A economia criativa é uma possibilidade profissional real para realizadores da nossa região. E o Curta Caicó vem cumprindo seu papel de fomento ao audiovisual”, destacou o produtor executivo do festival, Diego Vale.
A 7ª edição do Curta Caicó é uma realização da Agência Referência e conta com patrocínio da Neoenergia Cosern, Instituto Neoenergia e Governo do Rio Grande do Norte, através do Programa Cultural Câmara Cascudo. O festival também conta com apoio da Místika e parcerias da ACCIRN (Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Norte) e LABRFF (Los Angeles Brazilian Film Festival).