Valeria Márquez, uma influenciadora de 23 anos e dona de um salão de beleza na região metropolitana de Guadalajara, no México, foi morta a tiros durante uma transmissão ao vivo no TikTok, nesta terça-feira (13).
Segundo relatório do Ministério Público, obtido pela imprensa local, o atirador entrou no estabelecimento dela sob o pretexto de dar um presente à jovem e atirou pelo menos duas vezes, em sua cabeça e seu peito.
Nas imagens, que rapidamente viralizaram em todas as redes sociais, Valeria desmaia diante da câmera e uma funcionária com quem ela conversava pega o celular dela e desliga a transmissão.
O atirador fugiu em uma motocicleta e ainda não foi identificado oficialmente.
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A Procuradoria Geral do Estado de Jalisco, onde o crime ocorreu, abriu uma investigação de feminicídio. Embora o motivo não tenha sido confirmado, relatos não oficiais indicam que o ataque pode ter sido ordenado pelo ex-namorado de Valéria.
Valeria tinha mais de 100 mil seguidores em seu perfis no Instagram e no TikTok, em que compartilhava tutoriais de maquiagem, rotinas de cuidados pessoais e reflexões sobre sua vida profissional.
Ela também participou de concursos de beleza locais e ganhou o título de Miss Face em 2021, o que aumentou sua visibilidade.
Pouco antes de ser morta, a jovem postou uma foto de seu look nos Stories do Instagram.
Feminicídio
Poucos dias antes, outra mulher – candidata a prefeita no estado de Veracruz – também foi morta a tiros durante uma transmissão ao vivo, juntamente com outras três pessoas.
Embora nem todos os homicídios envolvendo mulheres sejam feminicídios, grande parte são. Em 2020, um quarto dos assassinatos de mulheres no México foram investigados como feminicídios, com casos relatados em cada um dos 32 estados mexicanos, segundo a Anistia Internacional.
No ano passado, foram registrados 847 casos de feminicídio em todo o país – e 162 nos primeiros três meses deste ano, segundo dados do governo mexicano.
*Com informações do g1 e da CNN