Segundo a agência de notícias estatal iraniana IRNA, um helicóptero que transportava o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, e altos funcionários no noroeste do Irã sofreu um acidente, neste domingo (19), ainda sem informações disponíveis sobre possíveis ferimentos ou danos.
O presidente Raisi voltava de uma cerimônia para abrir uma barragem na fronteira do Irã com o Azerbaijão quando seu helicóptero caiu ao pousar na região de Varzaqan. O ministro das Relações Exteriores, Hossein Amirabdollahian, o governador da província de Azarbaijan Oriental, Malek Rahmati, o líder da oração de sexta-feira de Tabriz, Hojjatoleslam Al Hashem, e vários outros também estavam a bordo do helicóptero.
O correspondente da IRNA disse que equipes de resgate e socorro foram enviadas para a área e as operações de busca continuam. Segundo ele, o tempo nublado e a intransitabilidade da área dificultaram as operações de busca.
O ministro do Interior, Ahmad Vahidi, disse à televisão estatal iraniana que, devido às difíceis condições climáticas, pode levar tempo para que a equipe de busca e resgate chegue ao local do acidente. Ele manifestou esperança de que a equipe chegue ao local em breve e transmita mais informações.
O ministro da Saúde, Bahram Einollahi, que também está presente na área, disse que todo o equipamento médico, incluindo ônibus de ambulância, médicos especialistas e cirurgiões foram enviados para a área do acidente para ajudar possíveis feridos.
O presidente da Sociedade do Crescente Vermelho Iraniano (IRCS), Pir-Hossein Koulivand, afirmou que o número de equipes de socorro na região dobrou de 20 para 40. Ele mencionou que as equipes estão enfrentando condições climáticas desafiadoras e a área é de difícil acesso, mas os esforços de busca estão em andamento. Koulivand acrescentou que as equipes de socorro utilizaram drones para operações de busca, mas as condições climáticas impossibilitaram a realização de buscas aéreas, e afirmou que as equipes estão contando com forças de resposta rápida na região, que é uma área montanhosa a aproximadamente 2 horas de distância de Tabriz.
Babak Yektaparast, porta-voz dos serviços de emergência, informou que o país enviou oito ambulâncias para a área do incidente onde o helicóptero do presidente caiu. Em entrevista à IRNA, Yektaparast mencionou que equipes de socorro de emergência, incluindo técnicos e médicos, foram enviadas para a região desde que o acidente foi relatado, e estão procurando ativamente pelo helicóptero. Os paramédicos de emergência também estão realizando buscas terrestres no local do acidente.