Com 6.640 vagas para cursos diversos, o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) acontecerá no próximo dia 05 de maio. O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em parceria com a Cesgranrio, divulgou nesta sexta-feira (5), os horários de abertura e fechamento dos portões, bem como de início e duração das provas.
Presente em 228 cidades do país, os candidatos da manhã terão que responder 20 questões objetivas – de múltipla escolha – sobre conhecimentos gerais e uma questão dissertativa de conhecimento específico. Para o bloco de nível médio (bloco 8), os candidatos farão 20 questões objetivas – de múltipla escolha – e uma redação.
Os candidatos da tarde responderão a 50 questões objetivas – de múltipla escolha – de conhecimentos específicos. Enquanto os inscritos no bloco de nível médio farão mais 40 questões objetivas – de múltipla escolha. As provas para o nível médio não incluem questões dissertativas, apenas a redação no período matutino.
Horários
Pela manhã, os portões serão abertos às 7h30 (horário de Brasília) e fechados às 8h30. A prova terá duração de 2 horas e meia, indo das 9h até as 11h30.
Já no período vespertino, os portões abrirão às 13h (horário de Brasília) e fecharão às 14h. Com a duração de 3 horas e meia, a prova se inicia de 14h30 e vai até às 18h.
Monitoramento e segurança
Para assegurar a logística e segurança do CPNU, foi estabelecida uma rede de aplicação conectando órgãos das administrações públicas federais e estaduais. Houve a integração com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Força Nacional (FN) e Secretarias de Segurança Pública Estaduais. Essas medidas visam garantir o bom funcionamento e a lisura do processo seletivo em todas as suas etapas.
Além disso, o MGI está monitorando diariamente todas as etapas do concurso, desde o planejamento até a divulgação dos resultados, em colaboração com a Fundação Cesgranrio. Esta supervisão é reforçada pela vasta experiência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), acumulada ao longo de 25 anos de aplicação do Enem, maior inspiração do CPNU.