A categoria de enfermagem do Rio Grande do Norte se mobiliza para uma paralisação de 24 horas, que acontecerá nesta próxima quarta-feira (11), a partir das 9 horas da manhã, com o intuito de pressionar os deputados estaduais a votarem a favor de medidas que impactam diretamente na carreira e nos salários dos profissionais da saúde. O anúncio foi feito pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/RN) em seu perfil oficial no Instagram.
A mobilização, que contará com a participação dos servidores e servidoras da enfermagem, busca a aprovação de uma série de projetos de lei que garantam o piso salarial, a recomposição salarial, o reajuste dos profissionais da saúde, entre outros direitos. A paralisação acontecerá na frente da Assembleia Legislativa do estado, onde os profissionais irão reivindicar seus direitos e pedir apoio dos deputados estaduais.
Além do piso salarial para os profissionais da enfermagem, a categoria também exige a inclusão do Piso da Enfermagem no Plano de Cargos, Carreiras e Salários no contracheque, a luta pela aprovação da PEC 19/2024, que atrela as 30 horas ao piso da enfermagem, e o pagamento do Piso da Enfermagem aos aposentados. Além disso, a luta pela aprovação do Projeto de Lei de Recomposição Salarial dos Servidores da Administração Direta e Indireta também está entre as principais reivindicações.