A cada mês, um estado diferente recebe o Cena Nordeste Festival, evento itinerante promovido pelo Consórcio Nordeste e realizado em parceria com as secretarias de cultura dos nove estados-membros, que tem o objetivo de promover intercâmbio artístico e cultural entre os estados do Nordeste. Com o tema “Uma viagem pelo Nordeste”, a Etapa RN irá celebrar a diversidade e promover intercâmbio artístico e cultural entre os estados vizinhos.
Após o encontro em Pernambuco, no mês passado, o Rio Grande do Norte será o sexto anfitrião do Cena Nordeste, nos dias 21 e 22 de setembro. O programa prevê edições em todos os estados da Região até dezembro, contemplando ao menos dez linguagens artísticas em cada etapa.
“O Cena Nordeste é um sonho sonhado junto. Esse evento é uma celebração da nossa diversidade e riqueza cultural, quando unimos diversas linguagens artísticas. Fico imensamente feliz por ser uma oportunidade única de reafirmar o nosso compromisso com a valorização da cultura nordestina”, ressalta Fátima Bezerra, governadora do RN e presidenta do Consórcio Nordeste.
A edição potiguar será realizada em Natal, tendo o Complexo Cultural Rampa como cenário. Palco histórico da Conferência do Potengi, episódio que marcou a participação do estado na Segunda Guerra Mundial, o Complexo está localizado no bairro das Rocas e abriga hoje o Museu da Rampa e a sede da Secretaria Estadual da Cultura do RN.
Para a Secretária de Cultura do RN, Mary Land Brito, “essa é uma excelente oportunidade de ocuparmos esse equipamento tão importante que é a Rampa, de forma múltipla e colaborativa, com a participação de artistas de todo o Nordeste, reafirmando cada vez mais este espaço como um complexo artístico e cultural que reflete a identidade do nosso povo”.
Inseridos neste ambiente que diversos artistas, oriundos das mais diversas partes do Nordeste, irão se apresentar. Shows musicais de artistas como Dusouto e Roda e Samba Segunda de Vagabundo, além de teatro, dança, espetáculo circense e mostra audiovisual estão entre as atrações confirmadas. Outros segmentos são a literatura, museus, produção cultural e economia criativa.
Os espaços do Complexo serão ressignificados através de intervenções artísticas, como é o caso de um grafite feito ao vivo por um coletivo de mulheres paraibanas que irão dar vida nova a um dos muros que compõem a Rampa.
O Cena Nordeste Etapa Rio Grande do Norte também terá a multifeira de artesanatos e produtos locais Garajal, e ainda espaço gastronômico e programação infantil, e receberá a segunda edição do Fórum Nordeste de Produção Cultural. O evento é livre para todos os públicos.