O Festival Música Alimento da Alma (MADA) anuncia a quinta edição do MADA Faz Escola. A iniciativa, visa conectar jovens estudantes com a música e a cultura potiguar, levará artistas locais para seis escolas da rede estadual de Natal a partir do dia 12 de setembro.
A ação MADA Faz Escola consiste em pocket shows e bate-papos musicais com artistas locais, abordando temas como composição, processo criativo, referências artísticas, mercado de trabalho, distribuição, consumo e carreira. Na última edição, oito mil estudantes foram contemplados pelo projeto.
Neste ano, as instituições de ensino selecionadas foram: Escola Estadual Jerônimo Gueiros, Escola Estadual Walfredo Gurgel, Escola Estadual Adelino Dantas, Escola Estadual Professor Francisco Ivo Cavalcanti, Escola Estadual Walter Duarte Pereira e Escola Estadual Peregrino Júnior. Quanto aos artistas, Brisa, Jennify C. e Elisa Bacche irão representar a música eletrônica nos debates. Priscila Matos conversará com os estudantes sobre o choro e Raquel Oliveira e Tiquinha Rodrigues abordarão sua experiência na música clássica.
“O MADA Faz Escola tem fortalecido de forma significativa a relação entre cultura e educação,
trazendo à tona pautas essenciais como a formação de novas plateias e o consumo da música produzida pelos nossos artistas locais. Além de promover a difusão musical, o projeto aborda temas importantes, como a música enquanto um possível caminho de desenvolvimento profissional para jovens que estão concluindo o ensino médio e se preparando para ingressar na universidade ou no mercado de trabalho”, diz Nathalia Santana, coordenadora do projeto.
“É uma oportunidade valiosa para os artistas se conectarem com um público jovem e ávido por aprender. Para nós da equipe, é gratificante contribuir para um movimento que sabemos
ter um impacto profundo e gerar frutos bonitos”, completa. MADA Faz Escola é realizado também pela Pé de Música Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal. O projeto tem patrocínio da Rede (Itaú) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Confira a programação completa:
● 12 de setembro, às 10h: Escola Estadual Jerônimo Gueiros recebe Jennify C. e Tiquinha Rodrigues
● 13 de setembro, às 10h: Escola Estadual Walfredo Gurgel recebe Jennify C. e Raquel Oliveira
● 16 de setembro, às 15h30: Escola Estadual Adelino Dantas recebe Elisa Bacche e Tiquinha Rodrigues
● 17 de setembro, às 10h: Escola Estadual Professor Francisco Ivo Cavalcanti recebe Elisa Bacche e Priscila Matos
● 19 de setembro, às 15h30: Escola Estadual Walter Duarte Pereira recebe Brisa e Raquel Oliveira
● 25 de setembro, às 10h: Escola Estadual Peregrino Júnior recebe Brisa e Priscila Matos
Sobre o MADA – Música Alimento Da Alma
A produção do MADA privilegia a música contemporânea e de vanguarda, abrangendo gêneros como pop, rap, MPB e indie em suas diversas vertentes de sotaque, identidade e estilo. Esse equilíbrio consagrou o MADA como o evento musical de maior público no Rio Grande do Norte e um dos maiores do Brasil. Ao longo de sua história, o festival já teve sede em diferentes lugares, desde o bairro histórico Ribeira (1998 a 2003) até a Arena do Imirá, na beira mar da Via Costeira (2004 a 2011), passando pelo bairro das Rocas (2012 e 2013), até chegar ao estádio de futebol Arena das Dunas. Durante esse percurso, o MADA realizou apresentações de mais de 700 bandas e artistas independentes, além de atrações nacionais e internacionais.