ESTRATÉGIAS DA COMUNICAÇÃO POLÍTICA
A pergunta de sempre em uma campanha eleitoral é essa: como fazer a mensagem chegar de forma redonda na mente e no coração dos eleitores?
É possível atribuir um bom engajamento a um post ou vídeo seguindo alguns pontos estratégicos da comunicação política.
Informação, entretenimento, ideologia, direção e propósito são primordiais para que o candidato vença a eleição, por isso você precisa colocar em prática o quanto antes.
Para conquistar o voto é preciso chegar ao coração dos eleitores de forma objetiva. E a melhor forma de conquistar a empatia é envolvendo a quem está do outro lado em uma história. E em primeiro lugar, você deve avaliar qual história deve ser contada.
Antes de decidir o que tornar público, se pergunte: a informação é de utilidade pública? Essa informação será importante para quem?
Tomemos como exemplo a inauguração de um posto de saúde. É importante deixar claro quantas pessoas serão beneficiadas, e quais os serviços que serão oferecidos, bem como os médicos especialistas que estarão ali para atender a população.
O segundo ponto que precisamos esclarecer é o caráter do entretenimento da comunicação.
Hollywood está aí para comprovar que a melhor forma de entreter é contar uma história.
Ao decidir se o tom da comunicação será dramático ou o oposto, é preciso criar uma boa história.
Quase todo mundo que conhecemos conta histórias o tempo todo. Mais do que informações e números complexos, as pessoas querem sentimento e emoção.
Voltando para a inauguração do posto de saúde, porque não explicar de onde surgiu a demanda do posto, contando uma história verdadeira?
Não é exagero dizer que todos os políticos já receberam pedidos de moradores solicitando a construção de um posto em um determinado bairro. Qual o problema de envolver o eleitor em uma história para relembrar o eleitor de onde surgiu a ideia de destinar recursos para construção.
Assim como o grande mestre Nelson Mandela, acredito que quando falamos para alguém na sua própria linguagem, a mensagem chega diretamente ao coração. A frase atribuída a ele é essa daqui:
“Se falares a um homem em uma linguagem que ele compreenda, a tua mensagem entra na sua cabeça. Se lhe falares na sua própria linguagem, a tua mensagem entra-lhe diretamente no coração.
Como terceiro ponto temos a ideologia, mas parece é que observamos hoje partidos e políticos perdendo a identidade, deixando qualquer ideologia de lado para priorizar interesses próprios. A ideologia é um dos pontos mais importantes, e o que menos vemos hoje. Sabia que esse fato pode estar diretamente ligado a queda de engajamento?
Pense comigo: as pessoas tendem a se engajar em causas, certo? Portanto, hoje com grande variedade de partidos, o que vai diferenciar de um para o outro é o componente ideológico.
Quando criamos um conteúdo sem planejamento, sem que a ideologia fique clara, é impossível ativar a militância para combater uma crise em um momento crucial da campanha.
O quarto ponto é entender a comunicação política, que nada mais é criar um conteúdo, seja ele um roteiro de vídeo, post ou um discurso, com isso é preciso evidenciar a diretriz da comunicação. Na prática, isso significa dar discernimento para quem está recebendo a comunicação política.
De forma clara, o que é necessário fazer? Além de refletir sobre o assunto, é primordial conduzir o eleitor do virtual para o mundo real.