Close Menu
Portal Diário do RN
    Últimos Posts
    Geração de Emprego

    Brasil cria quase 149 mil vagas formais em maio

    Brasil
    Mundial de Clubes 2025

    Fluminense vence a Internazionale por 2×0, pelas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes

    Esportes
    FRAUDE MILIONÁRIA

    MPF denuncia trio por desvio de R$ 4 milhões do INSS com idosos fantasmas

    Cidades
    Facebook X (Twitter) Instagram WhatsApp
    Últimas
    • Brasil cria quase 149 mil vagas formais em maio
    • Fluminense vence a Internazionale por 2×0, pelas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes
    • MPF denuncia trio por desvio de R$ 4 milhões do INSS com idosos fantasmas
    • Lei aprova direito a folga por morte de pet para servidores públicos de Natal
    • Mancha esverdeada aparece na praia de Ponta Negra nesta segunda-feira (30)
    • Tremor de terra é registrado em João Câmara (RN)
    • Natal registra saldo positivo de novos empregos em 2025
    • Corpo de Juliana tem chegada prevista para quarta-feira (2) no Brasil
    • Categorias
      • Política
      • Esportes
      • Cidades
    • Edição digital
    • Contato
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Portal Diário do RNPortal Diário do RN
    Edição Impressa
    • Página Inicial
    • Política
    • Esportes
    • Cidades
    • Edição digital
    • Contato
    Portal Diário do RN
    Coluna 13/12/23

    Comunique-se por Adelmo Freire

    13/12/2023, 08:03 Colunas
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram Email
    Ideias - Foto: Reprodução internet

    EXPRESSANDO SUAS IDÉIAS

    Não basta ter ideias coerentes, organizadas logicamente. Você precisa dar vida às ideias na mente de seu ouvinte. Você precisa usar palavras para criar imagens e sentimentos que estimulem tanto os sentidos como o cérebro dele.

    As pessoas não se lembram de palavras. Elas esquecem praticamente tudo o que os outros dizem. Mas elas realmente se lembram de imagens, especialmente de imagens que provoquem impressões e sensações sensoriais. Portanto, se você quiser que as suas ideias vinguem, deve estampá-las na mente de seu ouvinte de alguma maneira não verbal. Se você puder provocar a imaginação do seu ouvinte por meio dos sentidos e estimular algumas sensações ou sentimentos nele, então será capaz de plantar a ideia que os acompanham em sua memória de longo prazo.

    MEMÓRIA = IMAGEM + SENTIMENTO

    A palavra “imagem”, é claro, sugere fortemente alguma coisa visual. Mas você pode criar impressões por meio de qualquer um dos cinco sentidos: visão, audição, olfato, tato e paladar. Algumas pessoas são convencidas por imagens; outras só são persuadidas se ouvirem as palavras saindo pela própria boca. Outras ainda só lembram e aprendem pelo toque; elas são as pessoas “práticas”, que requerem demonstrações e prática.

    A programação neurolinguística (PNL) funciona com base nas preferências sensoriais naturais das pessoas para receber informações. Algumas pessoas têm inclinação visual, outras auditiva, e um terceiro grupo é cinestésico (são as pessoas “praticas”). Você pode ser capaz de adivinhar alguma coisa sobre o estilo do seu ouvinte por meio da linguagem que ele usa: “ Estou vendo o que ele quer dizer “, por exemplo, ou “Estou escutando o que você está dizendo”, ou talvez “Essa ideia simplesmente não parece certa”. A PNL procura desenvolver essa consciência de preferências sensoriais em um método sistemático de comunicação.

    Até mesmo sem treinamento ou estudo, porém, você pode se tornar mais atento à maneira como reage às ideias com os seus sentidos. Sempre que tiver querendo persuadir alguém de alguma ideia, pense como cada um dos cinco sentidos pode reagir a ela. Experimente criar uma impressão da ideia que agrade a um ou outro dos sentidos. Você vai descobrir que a ideia ganha vida como num passe de mágica.

    EXEMPLOS

    Talvez a maneira mais simples de dar vida a uma ideia seja apresentando um exemplo concreto. Pense em um exemplo em que a ideia seja colocada em prática, ou em que ela crie resultados verdadeiros, sejam eles produtivos ou desastrosos.

    HISTÓRIAS

    As histórias são tipos de exemplos especiais. Elas dão mais peso ao exemplo, tornando-o pessoal. Elas também oferecem o benefício de entreter o ouvinte, mantendo-o em suspenso e liberando uma resposta emocional com uma revelação surpreendente.

    Adelmo Freire
    Share. WhatsApp Facebook Twitter Telegram Email

    Leia mais

    Coluna 27/06/25

    ARTES & ARTISTAS ALFREDO NEVES

    Coluna 27/06/25

    Cultura & Lazer por Lamonier Araújo

    Coluna 27/06/25

    Premiere por Toinho Silveira

    Coluna 27/06/25

    Minuto Final por Fábio Pacheco

    Coluna 26/06/25

    Minuto Final por Fábio Pacheco

    Coluna 26/06/25

    Premiere por Toinho Silveira

    Últimos Posts
    Geração de Emprego

    Brasil cria quase 149 mil vagas formais em maio

    Brasil
    Mundial de Clubes 2025

    Fluminense vence a Internazionale por 2×0, pelas oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes

    Esportes
    FRAUDE MILIONÁRIA

    MPF denuncia trio por desvio de R$ 4 milhões do INSS com idosos fantasmas

    Cidades
    Causa Animal

    Lei aprova direito a folga por morte de pet para servidores públicos de Natal

    Cidades
    Meio Ambiente

    Mancha esverdeada aparece na praia de Ponta Negra nesta segunda-feira (30)

    Cidades
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest
    • Categorias
      • Política
      • Esportes
      • Cidades
    • Edição digital
    • Contato
    © 2025 Jornal Diario do RN. Designed by DiarioDoRN.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Receba nossas notícias via Whatsapp