A bancada independente da Câmara Municipal de Natal tem nova composição desde esta segunda-feira (13), quando o fato foi comunicado oficialmente ao presidente da Casa, Ériko Jácome (MDB). Comandados por Klaus Araújo (sem partido) e Tércio Tinoco (União Brasil), presidente e vice-presidente, respectivamente, os independentes comemoram uma maior autonomia, imparcialidade e transparência do legislativo natalense.
Com a bancada independente representando 31% da composição atual da Câmara, que conta com 29 vereadores, a expectativa é que as próximas votações na Casa sejam melhor discutidas entre os parlamentares e junto à população, garantindo maior liberdade, independência, equidade e clareza, pelos vereadores integrantes das três bancadas em atuação na instituição.
Para o presidente Klaus Araújo, a nova composição também faz com que o prefeito Álvaro Dias não tenha mais a antiga quantidade de votos, que poderia favorecer a aprovação ou não de matérias conforme o interesse do chefe do executivo. “Isso faz com que o prefeito não tenha mais dois terços da Casa garantidos, o que exige maior independência, transparência e discussão mais aprofundada com a Câmara”.
Além de Klaus e Tércio, a bancada independente conta ainda com os vereadores Anderson Lopes (SDD), Dickson Nasser (PDT), Eribaldo Medeiros ((PSB), Herberth Sena (PSDB), Hermes Câmara (PTB), Milklei Leite ((PV) e Robson Carvalho (União Brasil).
EXPECTATIVAS
Integrante da bancada independente desde sua criação, em setembro de 2021, o vereador Anderson Lopes explicou que, com a nova composição, ela se torna ainda mais forte para lutar por melhorias e benefícios para os munícipes. Ele disse também que a expectativa é que 2023 seja um ano legislativo produtivo e harmonioso, do ponto de vista do entendimento entre as bancadas integrantes da Câmara e o prefeito de Natal.
“Começamos a bancada com seis e agora, somos nove vereadores. A segunda maior bancada da Casa, tendo à frente os vereadores Klaus e Tércio, que são bem ligados às nossas bandeiras. Esperamos que seja um ano legislativo de muito diálogo, tanto com a bancada da situação, da oposição e com a Prefeitura, para que possamos desenvolver sempre bons trabalhos pensando no bem coletivo da cidade”, disse Anderson.
Último integrante a entrar na bancada, o vereador Dickson Nasser afirmou que, atuando de forma livre e independente, ele acredita poder dar mais respostas para os natalenses que confiam e se sentem representados por nosso mandato. E que iniciou seu terceiro mandato na Casa com o desafio de ter alta produtividade que sempre teve, em apenas dois anos.
“Então, decidimos que o melhor seria não ter amarras de cunho político e, assim, pudéssemos pautar nossa atuação com foco total na consonância com os cidadãos. Mas isso não impede que eu vote a favor de pautas enviadas pelo executivo. Só não teremos aquela obrigatoriedade de seguir orientações de uma base governista”, afirmou Dickson.