Uma bebê brasileira de apenas um ano, identificada como Fátima Abbas, foi morta em um ataque de míssil das forças militares de Israel no último sábado (2), na localidade de Hadeth, subúrbio da capital libanesa, Beirute. O Ministério das Relações Exteriores do Brasil confirmou a morte e expressou suas condolências à família da criança.
Em nota oficial, o Itamaraty lamentou profundamente a morte de Fátima e reiterou a condenação aos contínuos ataques aéreos israelenses contra áreas civis no Líbano. O governo brasileiro informou que o conflito no Líbano foi intensificado por uma série de ataques aéreos e terrestres por parte de Israel desde o final de setembro, resultando na morte confirmada de três cidadãos brasileiros, todos menores de idade. Além da bebê Fátima, as vítimas incluem os adolescentes Mirna Raef Nasser, de 16 anos, e Ali Kamal Abdallah, de 15 anos.
Confira nota do Ministério das Relações Exteriores na íntegra:
“O governo brasileiro tomou conhecimento, com grande pesar e consternação, da morte, em Beirute, de bebê brasileira de um ano de idade, Fatima Abbas, vítima de ataque israelense em 2/11 no subúrbio de Hadeth, ao sul da capital libanesa.
O conflito no Líbano já resultou na morte confirmada de um total de três brasileiros, todos menores de idade e todos vitimados por ataques israelenses.
Ao expressar à família de Fatima Abbas as mais sentidas condolências e estender toda a sua solidariedade, o governo brasileiro reitera a condenação, nos mais fortes termos, aos contínuos e injustificados ataques aéreos israelenses contra zonas civis no Líbano e renova o apelo às partes envolvidas para que cessem imediatamente as hostilidades”.