A Região do Seridó ganhou nesta terça-feira (23) um importante reforço no atendimento à população nas cirurgias de alta complexidade. O Governo do Rio Grande do Norte, por meio das Secretarias de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da Infraestrutura (Sin), entregou a obra de reforma e ampliação do Centro Cirúrgico do Hospital Regional Dr. Mariano Coelho, em Currais Novos. A obra recebeu investimentos de R$ 2,696 milhões.
Com a ampliação, o novo Centro Cirúrgico passa a contar com quatro salas — sendo três de cirurgia geral e uma de cirurgia obstétrica —, além de sala de recuperação e observação, sala de ultrassonografia e sala de estabilização. A estrutura contempla ainda três dormitórios para pré-parto, parto e pós-parto (PPP), com banheiros privativos, farmácia, rouparia, área de lavagem e esterilização de materiais, recepção, espaços administrativos e áreas de apoio aos profissionais e pacientes.
Com a conclusão da obra, a capacidade de realização de cirurgias será ampliada em 100%, com expectativa de atender 350 pacientes de cirurgias por mês. A nova estrutura representa um avanço significativo na capacidade de atendimento da unidade, consolidando o hospital como uma das principais referências do interior do Rio Grande do Norte para a realização de procedimentos cirúrgicos e permitirá maior agilidade na redução do tempo de espera, fortalecendo a assistência à população da região.
“Entregar hoje a reforma do Hospital Mariano Coelho, com novo centro cirúrgico ampliado com mais salas de cirurgia, significa o fortalecimento do SUS e garantia de atendimento à saúde da população de forma humanizada e eficiente”, disse a governadora Fátima Bezerra, durante a solenidade da entrega da obra, em Currais Novos, acrescentando que significa ainda dar mais resolutividade ao trabalho e mais dignidade para os profissionais da saúde que atuam no local.
Representando a Secretaria de Estado da Saúde Pública, a secretária adjunta Leidiane Queiroz destacou a importância da unidade para a população, com cirurgias que só eram realizadas antes em Natal, como as urológicas. “Desde 2019 vimos a necessidade de repensar e redefinir o Hospital Mariano Coelho, dando um novo perfil para o serviço”, disse, elencando os novos serviços ofertados atualmente, como hemodiálise, superando um déficit da região. “Esse momento de hoje é de celebrar e agradecer o trabalho que está sendo feito aqui.”
O secretário de Estado da Infraestrutura, Gustavo Coelho, enfatizou a importância do investimento para a rede pública de saúde. “Estamos entregando uma estrutura moderna, equipada e preparada para ampliar a capacidade de atendimento do Hospital Regional Mariano Coelho. Essa obra representa mais qualidade na assistência à saúde, melhores condições de trabalho para os profissionais e mais rapidez no atendimento da população que depende do SUS em toda a região do Seridó”, afirmou.
O prefeito de Currais Novos, Lucas Galvão, presente à solenidade, reconhece a importância da evolução do Hospital Regional Mariano Coelho, destacando o investimento destinado à unidade. “Durante muito tempo as prefeituras da região tinham que ajudar no investimento e agora não vemos mais isso aqui”, afirmou. O prefeito citou outras melhorias do Governo do Estado no município, além da saúde, como na segurança e infraestrutura da região Seridó.
Leia mais
- Janja da Silva desembarca em Natal e mobiliza o “Time de Lula” no RN
- Jogos da seleção aumentam demanda em bares e restaurantes; delivery registra crescimento
- Zenaide Maia se antecipa e reforça apoio ao fim da escala 6×1 no Senado
Referência em média e alta complexidade, o Hospital Regional Dr. Mariano Coelho possui alcance regional e atende pacientes de diversos municípios, entre eles Acari, Florânia, São Vicente, Lagoa Nova, Currais Novos, Cruzeta, Parelhas, Jucurutu e Carnaúba dos Dantas e em toda a região Seridó.
Fundado em 1943, o Hospital Regional Mariano Coelho é uma das mais importantes unidades de saúde do interior do Rio Grande do Norte e desempenha papel estratégico na assistência hospitalar da região Seridó, contribuindo para o fortalecimento da rede pública de saúde e para a melhoria da qualidade de vida da população.
Na solenidade estavam presentes ainda a coordenadora de Atenção à Saúde, Renata Nascimento; a diretora geral do Hospital Regional Dr. Mariano Coelho, Ligia Oliveira; o presidente da Câmara Municipal de Currais Novos, João Gustavo Guimarães.
