Por Fernanda Sabino
A visita da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, ao Rio Grande do Norte nesta semana deverá marcar um dos principais movimentos políticos do campo governista neste período de pré-campanha.
Em entrevista ao Diário do RN, a pré-candidata ao Senado pelo PT, Samanda Alves, detalhou a programação da primeira-dama em Natal, destacou a articulação do chamado “time de Lula” no Estado e falou sobre a construção da chapa governista para 2026.
Segundo Samanda, Janja cumprirá uma agenda voltada principalmente para o público feminino e para representantes de movimentos sociais. A programação começa na quinta-feira (26), no fim da tarde, em Natal.
“Ela faz uma agenda com mulheres dos movimentos sociais, com a juventude, os movimentos de mulheres e também com as mulheres dos partidos que compõem o time de Lula”, afirmou.
De acordo com a petista, o encontro servirá para apresentar ações desenvolvidas pelo Governo Federal voltadas às mulheres e discutir políticas públicas de enfrentamento à violência de gênero.
“Ela fala das ações que estão em curso no governo do presidente Lula relacionadas à violência contra as mulheres. O governo trouxe de volta o Ministério das Mulheres, que havia sido extinto, e também garantiu orçamento para políticas públicas voltadas para as mulheres”, ressaltou.
Na sexta-feira (27), Janja participará de compromissos ao lado da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra.
Time de Lula reunido
Samanda explicou que a agenda também terá caráter político ao reunir lideranças dos partidos aliados que integram a base de sustentação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Estado.
“Vai envolver os partidos aliados. É uma agenda voltada para as mulheres, mas é importante que os homens que compõem o nosso time também estejam presentes. Nós temos pré-candidato ao Governo e pré-candidato ao Senado, e eles estarão lá para ouvir e aprender mais sobre essa pauta”, declarou.
A petista avalia que a presença de Janja ajuda a fortalecer o campo político ligado ao presidente Lula e evidencia o protagonismo feminino dentro do grupo governista potiguar.
“A importância da visita é mostrar a organização do nosso campo político e o protagonismo das mulheres. Nós temos aqui um time feminino muito forte, muito organizado e que foi fundamental nas campanhas do presidente Lula”, afirmou.
Sobre uma possível visita do presidente ao Rio Grande do Norte ainda neste ano, Samanda disse que a expectativa permanece.
“Estamos na expectativa da vinda dele. Uma das possibilidades é que ele venha para anunciar a ordem de serviço do Hospital Universitário do Seridó”, revelou.
Apoio incondicional de Fátima
Outro ponto abordado pela pré-candidata foi o envolvimento direto da governadora Fátima Bezerra em sua campanha ao Senado. Nos últimos dias, a chefe do Executivo estadual voltou a gravar vídeos declarando apoio ao nome de Samanda.
“Sem dúvida ela está envolvida. Fátima foi retirada desse processo eleitoral e colocou o nosso nome para seguir essa construção. Ela entende a importância da disputa pelo Senado e estará do nosso lado durante esse processo”, afirmou.
Segundo Samanda, a relação política construída ao longo dos anos torna natural a participação da governadora em sua pré-campanha.
“Samanda é Fátima e Fátima é Samanda. Tenho uma trajetória ao lado dela e aprendi muito com ela na política”, acrescentou.
Vice de Cadu pode vir do PSOL
Samanda também confirmou que o PT pretende intensificar o diálogo com o PSOL nos próximos dias.
Segundo ela, as conversas não se limitam a uma eventual aliança política e incluem a possibilidade de participação do partido na composição majoritária, inclusive na vaga de vice da chapa encabeçada pelo pré-candidato ao Governo, Cadu Xavier.
“Nós formalizamos o convite para o diálogo e entendemos que há espaço para o PSOL na nossa composição. Respeitamos a autonomia do partido, mas queremos construir essa conversa”, explicou.
De acordo com a petista, uma reunião formal entre as direções das duas legendas deverá ocorrer até a próxima semana, quando os entendimentos poderão avançar em torno da formação da chapa governista para 2026.
Federação fecha definições em julho
Em relação à nominata da Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV), Samanda afirmou que as negociações estão avançadas e que a expectativa é concluir todas as definições até a primeira quinzena de julho.
“É uma discussão muito tranquila. Temos companheiros valorosos se colocando à disposição porque entendem a importância de ampliar nossa representação. Até a primeira quinzena de julho devemos concluir toda a composição da chapa majoritária e proporcional”, afirmou.

