O América deu um passo importante para escapar do rebaixamento ao vencer o Pouso Alegre-MG por 2 a 0, no último domingo, na Arena das Dunas, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C. Agora, o time aparece em 17º lugar com 18 pontos, diminuindo as chances matemáticas de queda para 59% e mantendo viva as esperanças do torcedor, pois ficará a uma vitória do 16º lugar, posição fora da zona de rebaixamento.
Faltando duas partidas, a equipe do técnico Dado Cavalcanti precisará vencer o próximo compromisso contra a Aparecidense-GO, no dia 21, na Arena das Dunas. Ainda assim, os 21 pontos não serão suficientes, pois de acordo com o site Chance de Gol, que calcula as probabilidades de permanência na Série C, o número mágico para escapar da degola com 100% de certeza é de 23 pontos, 22 pontos são 95%.
Os dois últimos pontos necessários para fugir do descenso terão que ser conquistados fora de casa contra o Floresta, no dia 25, na última e decisiva rodada da Série C de 2023. Com Altos-PI e Pouso Alegre-MG já rebaixados, a briga do América contra o rebaixamento passou a ser contra o próprio Floresta, além do Manaus, primeiro clube fora do Z-4 com 16 pontos.
Outros cinco clubes também estão na briga contra a degola. O Ypiranga-RS com 22 pontos, Confiança (22), Aparecidense (21), Figueirense (21) e o Remo (21). Por tanto, além de precisar vencer, o América ainda necessitará da combinação de resultados, pois dependendo do rendimento dos adversários, a pontuação para escapar da Série D pode chegar a 25 pontos.
O time alvirrubro também terá contra o número de vitórias, o primeiro critério de desempate, já que o primeiro time fora da zona, o Manaus, tem cinco vitórias, uma a mais que o América. Resumindo, a equipe de Natal depende nesse somente somente das suas forças para não depender de outros resultados. Um bom sinal foi a volta dos gols na vitória contra o Pouso Alegre, com Rafinha e Wallace Pernambucano marcando.