Em sua mensagem anual para a Câmara Municipal de Natal, que retornou suas atividades nesta quarta-feira (15), o prefeito Álvaro Dias (PSDB) não falou em política eleitoral, evitou fazer elogios ou lançar indiretas sobre a classe política e focou principalmenate na saúde, focando nas ações feitas de prevenção e combate à Covid-19. Também listou obras, realizações e serviços realizados nos principais segmentos, como Educação, Saúde, Obras e Ação Social.
Em seu discurso, Álvaro Dias lembrou os problemas gerados pela pandemia do Covid-19 no município, que teve cerca de 128,6 mil casos notificados e mais de 2,9 mil mortes desde março de 2020, além das ações e atividades desenvolvidas pela Prefeitura Municipal para a prevenção e o combate à doença. Segundo ele, em 2020, o município teve apoio decisivo do governo federal com o repasse de recursos para o combate a pandemia, mas, em 2021, o apoio não foi na proporção necessária para se lidar com a segunda onda.
E falou que já foram aplicadas mais de 1,6 milhões de doses de vacinas contra a Covid em Natal, “o que significa dizer que 92% da população acima de 12 anos tomou, ao menos uma dose, mais de 83% com duas doses e 43% do público alvo já tomou a dose de reforço. São dados que mostram como a população aderiu à vacinação. Para tanto investimos substancialmente em campanhas de conscientização sobre a importância da vacina”, afirmou Álvaro.
“Durante boa parte do ano passado, mantivemos abertos os três centros de Enfrentamento à Covid: no Cemure, Nélio Dias e Palácio dos Esportes. Foram 97.547atendimento, quase 100 mil atendimentos realizados nesses centros, e cerca de 70 mil testes swab realizados. Os senhores imaginem todas essas pessoas dentro das nossas unidades de saúde e UPAs, se não tivessemos tido a atitude de abrir esses centros”, detalhou o prefeito.
“A Saúde é nossa grande prioridade e vamos iniciar a construção do Hospital Municipal de Natal no terreno que fica em frente à UPA Satélite. Será a unidade referenciada em atendimento de urgência e emergência, inclusive obstétrica e ginecológica, com capacidade para cirurgias eletivas e quando estiver completa, terá 220 leitos, sendo 180 de internação e 40 de UTI, além de ter um moderno centro de diagnóstico por imagem e um laboratório central, permitindo serviços mais qualificados em toda a rede”.
EDUCAÇÃO
A Educação foi o outro setor citado por Álvaro dias. “Em 2022, foram mais de R$ 476 milhões destinados a atender 56 mil alunos matriculados na rede municipal. Fizemos um investimento superior a R$ 36 milhões na compra de mobiliário e computadores que irão equipar as 146 unidades de ensino, passando a ter banda larga e conectividade em toda a rede; pagamos direitos como promoções, gratificações e carga suplementar aos professores e educadores infantis; contratamos 200 profissionais de apoio escolar e ampliamos o número de estagiários da rede municipal”.
PREMIAÇÕES
Álvaro falou também sobre os prêmios recebidos por sua gestão, que, para ele, são o reconhecimento ao trabalho integrado de uma equipe para alavancar o desenvolvimento econômico. Um deles foi o prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, concedido aos prefeitos de todo o Brasil que tenham implantado projetos de estímulo à formalização e à economia local.
“Natal conquistou o prêmio na Categoria Desburocratização, graças à iniciativa que integrou os sistemas das secretarias. Com isso, os processos de abertura e licenciamento das empresas de pequeno porte foram agilizados. Agora todas as principais exigências estão concentradas no portal RedeSim, e hoje é possível obter um deferimento de pedidos diversos em poucos segundos”, disse.
Citou ainda o Projeto Rede de Cidades Pólo do Nordeste, promovido pela Sudene e pela ONU. “Em setembro passado, estive no Recife recebendo o certificado e a premiação de Natal pelo primeiro lugar no Desafio de Inovação. Na premiação, Natal foi reconhecida em sete categorias entre os municípios acima de 100 mil habitantes, entre elas dois primeiros lugares nos pilares de Sustentabilidade e de Desenvolvimento Socioeconômico”.
TURISMO
O Turismo também foi abordado por Álvaro Dias. “Apostamos fortemente nesse setor. Um trabalho de divulgação da cidade via redes sociais e mídia paga no Google e Youtube e a iniciativas como o Portal de Turismo, uma plataforma multilíngue com informações para os visitantes. O resultado de todo esse trabalho é que Natal ficou entre os 3 destinos mais procurados do Brasil”.
Para ele, é preciso cuidar da cidade e melhorar sua infraestrutura. “Estamos fazendo o Complexo Turístico da Redinha. Já foram feitos o enrocamento, pavimentação, iluminação e calçadas na avenida João Medeiros e está perto da conclusão a nova via de acesso àquela praia pela avenida Hélio Rocha, na descida da ponte Newton Navarro. Começamos agora a erguer o novo Mercado e o Centro de Artesanato, completando esse Complexo de lazer que tenho certeza transformará a Redinha num novo polo turístico”.
E citou a obra de enrocamento na praia de Ponta Negra. “A empresa já começou a fabricação dos blocos que serão usados na contenção costeira para evitar que o mar continue derrubando o calçadão de Ponta Negra. Essa é uma etapa que antecede a engorda da praia a ser iniciada este ano e irá permitir que nossa mais famosa praia tenha sua faixa de areia com aumentada em até 50 metros na maré cheia e 100 metros na maré seca. Com isso, será possível fazer uma requalificação viária na avenida Erivan França e no calçadão à beira-mar”.
GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA
Álvaro Dias disse, em seu discurso, que a maior preocupação hoje é com a geração de trabalho e renda para a população natalense. “Trabalhamos em diferentes frentes nesse sentido. De um lado, com obras estruturantes, de outro, com a capacitação e intermediação de mão de obra, e ainda buscando diminuir a burocracia e os entraves para incentivar o empreendedorismo”.
“Ao mesmo tempo, atuamos na formação de pessoas que buscam vagas no mercado de trabalho ou que querem empreender. Foram mais de 3,3 mil pessoas que passaram pelos cursos nos Centros de Trabalho e Empreendedorismo, no Alecrim e Zona Norte. No setor de intermediação de mão de obra, foram 12 mil pessoas atendidas para orientação ou encaminhamento para entrevistas com empregadores”, disse.
E lembrou que, além dos Centros de Trabalho, a Prefeitura Municipal tem uma parceria com o Sebrae, a Sala do Empreendedor (no Partage Norte Shopping) e reestruturamos a Loja Natal Original, “destinada à exposição e comercialização do nosso artesanato, especialmente quando realizamos ali na praça de Mirassol feiras mensais ou no período do final do ano com o Natal em Natal”.