Em visita a Balneário Camboriú, o prefeito de Natal, Álvaro Dias se reuniu com o prefeito do município catarinense, Fabrício Oliveira. O momento foi uma oportunidade para conhecer detalhes da obra de engorda realizada no balneário, observar as mudanças no local e conversar sobre os impactos gerados na Praia Central. “Essa é uma visita técnica, onde observamos e analisamos o que foi executado aqui neste projeto, que é uma referência na engenharia nacional. Mesmo com pouco tempo de finalização e uso, a revolução no turismo de Balneário Camboriú é evidente. Toda a cadeia produtiva local foi impulsionada. Projetamos que aconteça em Ponta Negra, após o término do trabalho de requalificação do nosso principal cartão postal. Teremos uma Ponta Negra antes e depois da engorda”, ressaltou Álvaro Dias.
O prefeito de Balneário Camboriú ressaltou também o aspecto econômico e social da obra que promoveu uma maior integração dos cidadãos locais com o equipamento: “A recuperação da orla da Praia Central criou um espaço enorme e bem-vindo pelas pessoas que o frequentam, valorizou os imóveis, impulsionou a arrecadação pública e está gerando crescimento econômico, e criação de emprego e renda”, relatou Fabrício Oliveira.
E o prefeito do município catarinense fez ainda um paralelo entre as duas cidades enfatizando o quanto a execução da obra de engorda em Ponta Negra, semelhante a que foi feita em Balneário Camboriú trará benefícios: “Natal tem muitas belezas naturais e tenho certeza que vai replicar o que aconteceu aqui com essa obra na orla de Ponta Negra. Os negócios locais vão crescer, novos investidores serão atraídos e todas as atividades econômicas vão ser impactadas positivamente”.
Também fizeram parte da comitiva do prefeito em Santa Catarina o secretário municipal de Infraestrutura, Carlson Gomes, o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, a secretária municipal de Planejamento, Joanna Guerra, e o consultor do Município, Genildo Pereira.
ENGORDA EM CAMBORIÚ
A obra de engorda da Praia Central de Balneário Camboriú custou R$ 66,8 milhões e durou de março a dezembro de 2021. A areia foi trazida por tubos do fundo do mar e quase triplicou a orla aumentando de 25 metros para 70 metros. Na Praia de Ponta Negra, antes da engorda, está sendo realizado o serviço de enrocamento e proteção costeira. A fase inicial foi dividida em nove trechos ao longo da praia. A concretagem das estruturas, foi iniciada nesta quarta-feira (08). Em cada um deles, serão instalados entre 800 a 900 blocos de concreto. A extensão da obra vai abranger dois quilômetros e serão instalados cerca de 19 mil blocos. Na etapa do enrocamento, serão investidos R$ 23,5 milhões. Com relação ao projeto da engorda, a secretaria municipal de Infraestrutura informou que ainda este mês vai receber os projetos executivos da obra para poder iniciar o processo licitatório. A engorda de Ponta Negra, vai deixar a faixa de areia com 50 metros na maré cheia e até 100 metros na baixa.