Max Verstappen nada de braçada para sair do GP da Áustria com uma vantagem ainda maior no campeonato. O bicampeão conquistou neste sábado a pole position para a corrida sprint, corrida curta que concede pontos extra e será realizada logo após a sessão classificatória. O holandês dominou a disputa com a volta de 1m04s440, tendo ao seu lado o colega de equipe, Sergio Pérez – separados por quase meio segundo. Lando Norris completa o top 3.
O resultado de Norris aponta para a evolução da McLaren, que trouxe um importante pacote de atualizações para seu carro neste fim de semana. A equipe britânica trouxe para o Circuito de Spielberg um novo assoalho, sidepods (saídas de lar laterais do carro) e modificou a cobertura do motor. Na classificação para a prova de domingo, Lando também se sobressaiu com um quarto lugar.
Já o destaque – negativo – da sessão foi o desempenho negativo da Mercedes. Lewis Hamilton acabou preso no tráfego de carros e não teve tempo para melhorar sua volta, ficando em 18º. NO SQ2, George Russell sofreu com problemas hidráulicos e também ficou para trás, em 15º.
Choveu forte no Circuito de Spielberg na noite de sexta-feira, logo depois que as sessões da F1 terminaram, e no começo do sábado também. Por sorte, a precipitação cedeu quando a classificação sprint começou; entretanto, a pista molhada fez os comissários autorizarem o uso livre de pneus – assim, sem a obrigatoriedade de adotar os médios no SQ1 e SQ2, a opção geral foi pelos macios.
Um incidente bizarro ainda causou susto durante a sessão: Nico Hulkenberg acabou “atropelando” um pneu quando saia dos boxes da Haas. Ninguém se machucou, mas o lance será investigado após a classificação sprint.
Resultado

Globo Esporte