CANDIDATURA
Ex-prefeito Álvaro Dias candidatíssimo ao governo do Estado. Pelo menos foi essa impressão que passou ao conversar com este colunista e com a jornalista Carol Ribeiro, que assina a matéria sobre os planos do ex-gestor natalense.
CHAPA
Para Álvaro, o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, deve concluir o mandato e não ser candidato em 2026. Nesse caso, o pai de Adjuto acredita que a chapa seria formada por ele, como candidato a governador, Styvenson em uma das vagas do Senado e a outra seria indicada pelo senador Rogério Marinho.
POSIÇÃO
O fato é que todos aguardam posição do prefeito Allyson Bezerra. O problema é que nem Allyson tem vida fácil em matéria de definição. Afinal, ele aponta uma aliança com a senadora Zenaide Maia, que não é aceita no grupo do senador Rogério Marinho.
DEFINIÇÃO
O grupo de Rogério não aceita Allyson junto com Zenaide. Já o grupo governista não aceita Zenaide junto com Allyson. É um nó a ser desatado mais adiante.
UNIÃO
Prefeito de São Gonçalo, Jaime Calado, esposo da senadora Zenaide Maia, já tem sua chapa dos sonhos para 2026. Segundo ele, para governador, o nome é o de Allyson Bezerra, que teria o vice indicado pelo futuro governador Walter Alves.
SENADORAS
Segundo Jaime, caso o deputado Ezequiel Ferreira venha a se filiar no MDB, pode ser o nome indicado por Walter para vice de Allyson. Para o Senado, as duas vagas seriam ocupadas por Fátima Bezerra e Zenaide Maia.
FAVORITO
Uma coisa é certa: Hoje, o favorito a suceder a governadora Fátima Bezerra é Allyson Bezerra. Se formar chapa com Fátima e Zenaide, corre o risco de eleger os três. Se for para a oposição, também formará uma chapa forte. Se resolver sair em faixa própria, é uma incógnita, algo absolutamente imprevisível.
TEMPO
A avaliação acima frisa bem o tempo: Hoje. Em política, segundos mudam tudo. Quem estava bem, caiu em desgraça; quem estava por baixo, cresceu inesperadamente. A política é dinâmica. Justamente por conta disso, ninguém perde ou ganha eleição de forma antecipada.
COMANDO
Prefeito Paulinho Freire foi praticamente escolhido para comandar a Federação União Progressista, fruto da junção do PP de João Maia, com o União Brasil, de Agripino. O marido de Nina não esperou nem o convite ser feito e já recusou. O foco do prefeito não é a política, é a gestão municipal.
COMANDO II
Os primos João e José resolveram tocar o comando da Federação a quatro mãos sem definir ‘quem manda’. A União Progressista não terá um comando único no RN. José Agripino e João Maia são os comandantes.
ABSURDO
Deputado Sargento Gonçalves passa de todos os limites do ridículo e da falta de pudor em defender o inominável e amparar suas defesas em mentiras deslavadas.
DEMOCRACIA
Sem qualquer apreço à democracia e à verdade, Gonçalves quer mudar o Código Penal para permitir que acabem com a democracia sem punição. Ele deveria ser grato eternamente ao regime democrático. Somente numa democracia, uma figura como ele é possível ser eleito deputado federal.