O basquete feminino do Rio Grande do Norte vive um novo momento em 2023. Destaque para o clube potiguar Desportivo Rio Grande que vem investindo na equipe feminina e colhendo bons frutos. O primeiro grande resultado veio com o título de vice-campeão da Copa Carlão, competição organizada pela Federação Norte-rio-grandense de Basquetebol (FNB) e que reuniu 16 equipes em Natal.
Formada por atletas da terra, o time do Desportivo caracteriza-se pela força e imposição em quadra. “Nossa equipe é composta apenas por atletas do nosso estado, tivemos um desempenho excelente e mostramos crescimento em uma competição curta, trabalhando sempre o ponto forte da equipe, que é o desempenho físico, conseguindo implementar um estilo de jogo com defesa forte e muita transição”, explica a técnica Kamila Glauce.
As meninas do Desportivo sagraram-se vice-campeãs, na categoria adulto, vencendo as equipes da AVAB e Shiro Saigo, sendo superada apenas pelo ABC/SESC. O time atuou com Maria Alice, Rebeca, Rafaela, Beatriz, Ruth, Fernanda, Isis, Iasmim, Paloma, Elaine, Isadora, Mariana e Verônica. A comissão técnica esteve formada com Kamila Glauce, Rafael Victor, Luiz Afonso e Phillipe de Lima.
Agora, o clube dará uma pausa em nos treinamentos do basquete 5×5, pois vai focar as atenções na preparação das equipes que irão participar das competições nacionais de basquete 3×3, jogos promovidos pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB), em parceira com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). Vale destacar que o Desportivo também possui times no naipe masculino.