NOVOS PROJETOS DE GERAÇÃO DE ENERGIA NO RN
A SEDEC (Secretaria de Desenvolvimento Econômico) revelou o balanço dos investimentos em novos projetos de geração de energia em 2022. Através do informativo n° 01/2023, publicado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Energético da SEDEC, foi possível verificar os valores investidos por fonte e os principais municípios com potência contratada ao longo do ano. De acordo com o Coordenador de Desenvolvimento Energético do estado, Hugo Alexandre Meneses Fonseca, “o balanço é uma demonstração da importância desses investimentos em novos projetos de geração de energia para o desenvolvimento econômico tanto do Estado do RN quanto do país”.
INVESTIMENTO
O montante global de investimentos em novos projetos de geração de energias renováveis no Estado do RN em 2022 foi de 31.261 bilhões, sendo 9.378 bilhões destinados para energia eólica e 21.883 bilhões para energia solar fotovoltaica. Os projetos comercializados concentraram-se no ambiente de contratação livre (Mercado Livre) e prevêem a entrada em operação das usinas até o término de 2025.
EVOLUÇÃO
Os investimentos em novos projetos de geração de energia renovável no RN tiveram um crescimento de 250% em 2022, com 4.8 GW na potência contratada para solar e 20% com 1.3 GW na potência contratada para eólica, em relação a 2021. Segundo Hugo Fonseca “Esses dados mostram uma tendência positiva no desenvolvimento de novos projetos de geração de energia renovável no estado, que tem se tornado cada vez mais importante para o desenvolvimento econômico e sustentável”.
POLOS SOLAR
O principal pólo de investimentos para energia solar centralizada encontra-se no Município de Assú com potência instalada contratada de 2.915 MW, correspondente a 62 usinas das 150 contratadas no ano de 2022, seguido por Serra do Mel, Pedro Avelino, Baraúna e Santana do Matos.
POLOS EÓLICOS
Os municípios de Pedra Preta e Pedro Avelino foram os que apresentaram maior potência contratada em 2022, com 232,8 e 201,6 MW respectivamente, sendo 6 empreendimentos em cada cidade dos 40 empreendimentos contratados em 2022, seguido dos municípios de Touros, Pureza e Serra do Mel.
EMPREGOS NO SETOR DE ENERGIA DO RN
O setor de energias renováveis no Rio Grande do Norte tem se mostrado cada vez mais atrativo para a geração de emprego e renda. Segundo dados do MAIS RN, Núcleo de Gestão Estratégica da FIERN, o número de empregos com carteira assinada no setor de energias avançou 14,4% em 2022 em comparação com 2021, e para este ano, a perspectiva é de mais crescimento. Esses números refletem o crescente interesse dos investidores e empresas pelos projetos de geração de energia renovável no estado.
SECRETARIA ESTADUAL DE MINAS E NERGIA
Já chegou o momento da governadora Fátima criar a Secretaria Estadual de Minas e Energia como ocorreu no governo Wilma de Farias que fomentou investimentos, sob o comando do futuro presidente da Petrobras Jean Paul Prates. É o setor industrial que mais cresce no estado e seria fundamental para garantir o desenvolvimento econômico e sustentável do RN. Com a criação dessa secretaria especifica, seria possível a centralizar das ações e políticas públicas relacionadas ao desenvolvimento da mineração e geração de energia de forma sustentável e responsável, permitindo uma maior eficiência e eficácia na gestão desses setores.