A iluminação cênica da estátua de Iemanjá, localizada na Praia do Meio, em Natal, foi alvo de furto pela terceira vez. Durante a madrugada desta sexta-feira (26), criminosos levaram refletores, chaves magnéticas, conectores, cabos elétricos e o medidor de energia responsável pelo funcionamento do sistema de iluminação do monumento.
De acordo com a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), o prejuízo acumulado com as três ocorrências já ultrapassa R$ 45 mil. Além dos danos financeiros ao patrimônio público, a ação compromete novamente a iluminação de um dos principais cartões-postais da orla da capital e gera novos custos para a recuperação da estrutura.
A Semsur informou que registrará um boletim de ocorrência e solicitará o reforço do patrulhamento ostensivo na região. O objetivo é coibir novos furtos e auxiliar na identificação dos responsáveis pelos crimes.
O secretário municipal de Serviços Urbanos, Felipe Alves, lamentou a reincidência das ações criminosas e destacou os impactos causados ao patrimônio da cidade.
“É revoltante ver um patrimônio da cidade ser atacado pela terceira vez. Não se trata apenas do prejuízo financeiro, mas do desrespeito com um espaço que pertence à população. Vamos avaliar tecnicamente a reposição dos equipamentos, considerando essa sequência de furtos e a necessidade de adotar medidas que reforcem a proteção do local”, afirmou.
Segundo a secretaria, a reposição do sistema de iluminação dependerá de uma avaliação técnica sobre as condições de segurança da área. A administração municipal também estuda medidas para reduzir o risco de novos furtos antes de realizar a reinstalação dos equipamentos.
A estátua de Iemanjá é um dos símbolos da Praia do Meio e integra os pontos turísticos e culturais da orla de Natal. A iluminação cênica do monumento foi implantada para valorizar o espaço durante o período noturno e reforçar a atratividade da região.

