O Sistema Fecomércio RN inaugurou, na noite desta quinta-feira (4), a Casa do Comércio José Roberto Tadros, novo edifício que passa a concentrar, em Lagoa Nova, as áreas administrativas da Fecomércio RN, do Sesc e do Senac. A estrutura foi desenvolvida para fortalecer a integração institucional, otimizar recursos e modernizar a oferta de serviços no Rio Grande do Norte.
Com mais de 7,2 mil metros quadrados e capacidade para cerca de 460 postos de trabalho, o prédio reúne ambientes administrativos, espaços de convivência, salas de reunião, áreas de coworking, locais para inovação e estrutura voltada para eventos. O projeto segue quatro eixos estratégicos: integração de equipes, eficiência operacional, sustentabilidade e ampliação da capacidade de atuação do Sistema Comércio no estado. Entre os recursos tecnológicos e sustentáveis estão usina fotovoltaica, iluminação LED, vidros reflexivos, automação predial e reaproveitamento de água.
Durante o evento, o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, destacou que a Casa do Comércio representa um marco para o comércio, serviços e turismo potiguar. “A Casa do Comércio simboliza um novo tempo para o Sistema Fecomércio no Rio Grande do Norte. Aqui reunimos, em um mesmo espaço, Fecomércio, Sesc e Senac para potencializar a integração, racionalizar recursos e ampliar ainda mais o impacto das nossas ações em todo o estado. Este é um investimento no presente e, sobretudo, no futuro do comércio, dos serviços e do turismo potiguar”, afirmou.

A cerimônia de inauguração contou com representantes do Sistema Comércio de dez estados, dirigentes de federações nacionais, executivos da Confederação Nacional do Comércio (CNC), autoridades e lideranças do setor produtivo. O presidente da CNC, José Roberto Tadros, foi o homenageado da noite e teve seu nome atribuído ao novo edifício. Ele também recebeu o título de Benemérito da Faculdade Senac RN, instituição lançada em 2025 com nota máxima do MEC.
“O espaço que hoje está sendo inaugurado simboliza a união, a integração e o fortalecimento institucional ao reunir, em um mesmo local, Fecomércio, Sesc e Senac. Receber a honra de ver o meu nome associado a esta Casa do Comércio é motivo de grande orgulho, mas, acima de tudo, de responsabilidade. Encaro esta homenagem, assim como o título de benemérito da Faculdade Senac do Rio Grande do Norte, não como reconhecimento individual, mas como reflexo do trabalho coletivo de todos os que acreditam na missão do Sistema Comércio e constroem, diariamente, um Brasil mais justo, produtivo e desenvolvido”, afirmou o presidente da CNC.

A solenidade também marcou a reinauguração dos Centros de Educação Profissional Senac Alecrim e Zona Norte, além do Sesc Potilândia. Foi apresentada ainda a nova Unidade Móvel Senac de Gastronomia. Projetos futuros, previstos para serem entregues a partir de 2026, tiveram suas placas descerradas, entre eles a reforma e ampliação do Hotel Sesc Enseada, em Ponta Negra, e o Hub Senac de Inovação, que funcionará no mesmo bairro da nova sede.
Com arquitetura contemporânea e foco em conectividade, a Casa do Comércio busca promover colaboração entre equipes, oferecer ambientes ergonômicos e ampliar a capacidade de execução de projetos conjuntos entre Fecomércio, Sesc e Senac.

