Por Ednilza Ramos
O retorno das férias com o início do ano letivo nas escolas públicas e privadas intensificam um problema crônico: a superlotação dos ônibus em Natal. Durante os meses de dezembro e janeiro esse cenário é amenizado pela diminuição do fluxo de pessoas, quando ficam menos aparentes os transtornos que também são reflexo da diminuição da frota desde a pandemia, uma vez que a demanda inicial nunca foi retomada.
Para quem depende do transporte público diariamente, como a passageira Dayane Bezerra, a realidade da superlotação vai além do desconforto. “Quando o ônibus chega lotado, o que mais me irrita não é o tempo a mais que fico dentro dele, mas o fato de saber que, mesmo tendo várias opções de linhas, a frota ainda é insuficiente para atender todo mundo”, afirma. Dayane, que reside em Ceará-Mirim, enfrenta esse cenário de segunda a sexta-feira, percorrendo mais de 20 km para chegar a seu destino em Lagoa Nova, na capital potiguar. “Pego o ônibus todos os dias às 6h e volto para casa às 18h. A superlotação é frequente, especialmente nas segundas-feiras, quando o movimento de trabalhadores e estudantes aumenta.”
Procurada pela reportagem do Diário do RN, a Secretária de Mobilidade Urbana de Natal informou que o Sistema de Transporte Público de Passageiros da capital conta com 54 linhas e uma frota de 349 veículos em operação na tabela normal, número que cai para 320 durante o período de férias dos motoristas. O órgão afirma que monitora diariamente as ordens de serviço das operadoras e já realizou ajustes para reforçar as linhas N-08, N-60 e N-77, que registram maior demanda. A expectativa da STTU é que, gradativamente, a frota volte a operar com 100% de sua capacidade, especialmente após o período de férias, veraneio e carnaval.
Enquanto a STTU implementa ajustes graduais no sistema, passageiros como Dayane seguem esperando não apenas por um ônibus menos cheio, mas por uma reestruturação efetiva que melhore a qualidade do transporte público de Natal, tornando-o mais eficiente e acessível para todos.
Ainda segundo a STTU, uma das soluções para a melhoria do transporte público de Natal passa pela licitação do sistema. A Secretária Jódia Melo afirma que o processo está nos ajustes finais, realizados pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), e que o edital será publicado ainda em 2025. “Estamos aguardando os últimos ajustes para então publicar o edital”.
A licitação é vista como uma oportunidade para reestruturar e melhorar o sistema de transporte, com a ampliação da frota e a melhoria dos serviços prestados à população.
No entanto, para usuários como Dayane, a situação ainda está longe de ser ideal. “Mesmo fora da temporada de férias dos motoristas, a situação nos horários de pico continua difícil. O ônibus vem lotado e, muitas vezes, as pessoas acabam ficando para trás, aguardando o próximo.” Ela, como muitos outros trabalhadores, sente o impacto da insuficiência de ônibus disponíveis, especialmente nos horários de maior movimento. O trajeto de Dayane, que começa ainda nas primeiras horas da manhã, exige tempo e paciência, com o desconforto de enfrentar um ônibus lotado para poder cumprir a jornada de trabalho.
A STTU, por sua vez, orienta os usuários a informarem qualquer irregularidade nos serviços. Para isso, disponibiliza os números 3232-9107 e 98770-9102, onde os passageiros podem registrar o dia, a linha e o horário em que utilizaram o transporte público. O órgão também reitera que, quando as operadoras não cumprem as ordens de serviço, elas são notificadas, visando garantir que as condições de transporte sejam respeitadas.
Secretaria vai montar esquema especial de trânsito e transportes para o Carnaval
Outro ponto importante mencionado pela STTU é o planejamento para o Carnaval que deve ter a programação oficial divulgada até o final desta semana. “Estamos criando um plano especial para reforçar a frota de transporte público de acordo com a programação dos eventos carnavalescos e com a programação da Capitania das Artes. A população será informada com antecedência sobre a operação dos ônibus durante esse período”, comentou a Secretaria. A expectativa é que o sistema seja adaptado para atender à grande demanda do período, oferecendo opções de transporte para quem vai curtir os blocos e festividades.