Vitória do Nascimento tinha apenas 4 anos quando começou a tocar o triângulo, seu primeiro instrumento, e desde o começo a cultura nordestina pulsando em suas veias a fez aos 8 anos aprender a tocar sanfona. Dentre inúmeros acordes e instrumentos, o forró presente em sua vida possibilitou uma combinação musical que uniu duas paixões: cantar e tocar.
Hoje, aos 13 anos, o que para muitos parece ser um desafio conciliar instrumento e canto, para ela é uma questão de trabalhar a coordenação motora e de manter a prática: “Não é muito fácil, mas a prática vai levando ao aperfeiçoamento”.
Vitória Forrozeira, como é conhecida de forma artística, já participou de alguns programas televisivos de alcance nacional: Domingo Show, Os Legendários, Hora do Faro, Jornal Nacional e em quadros do SBT. Sua participação mais recente foi no The Voice Kids, na Globo, onde a adolescente conquistou o público e os jurados do programa ao tocar sanfona e interpretar a canção “De Volta Pro Meu Aconchego”, de Elba Ramalho.
Ela fez parte do time do Carlinhos Brown e participou de várias fases do programa, sendo eliminada apenas na semifinal que aconteceu no domingo (2). Para ela, a ocasião proporcionou uma experiência única em sua vida: “Foi um momento que nem consigo descrever, uma sensação de desafio e superação. Quando eu começo a me apresentar, no palco, sinto um friozinho na barriga, mas logo passa”.
A família humilde e amorosa reside em Boa Saúde, no Agreste Potiguar, porém, junto aos 3 irmãos e com os pais, Vitória pegou a estrada e está se aventurando pelo país, em busca de novos caminhos na música, além de shows que perpassam as fronteiras do Rio Grande do Norte. Seus pais pretendem investir ainda mais na carreira de Vitória Forrozeira, e o que para a menina começou como uma forma de ajudar sua família, hoje se transformou numa paixão que todos dividem.
A irmã mais velha de Vitória, Valbeane do Nascimento de 24 anos é advogada e faz a assessoria da artista mirim, ela se diz orgulhosa da trajetória da forrozeira e conta que a família teve uma grande mudança após o programa.
Para o futuro, segundo Valbeane, as expectativas são as melhores: “Estamos nos organizando para lançar a carreira solo dela, no dia 29 de julho, lá em Boa Saúde. Ela tem propostas para fazer shows em outros estados, então as expectativas são boas para o lançamento da carreira e as buscas pelo trabalho dela vem aumentando”.
Os pais da forrozeira são músicos e o apoio da família é indispensável, pois um inspira o outro nesta trajetória na música. Valbeane que também toca sanfona, conta que com o passar dos anos, Vitória vem amadurecendo e melhorando a desenvoltura em suas apresentações.
Para Valbeane, a união é um diferencial nesse processo, pois os irmãos têm o incentivo dos seus maiores exemplos, os pais, Neide e Valmir.
A pequena forrozeira conta que as viagens em família, apesar de cansativas são a melhor parte do processo e que esse acolhimento a faz não desistir de seu sonho. Ela afirma que já enfrentou inúmeros desafios, mas que não gosta de retornar a esse capítulo de sua vida, pois está focada nos momentos felizes e nas coisas que ainda tem para viver. “A gente conta com o apoio dos nossos pais, ele que iniciou na música e a minha mãe toca triângulo também. É bacana esse apoio quando vamos fazer shows, a família vai junta e todos estão na música também” pontua Vitória.