O vereador de Natal Léo Souza (Republicanos) denunciou que o tomógrafo do Hospital Infantil Varela Santiago, localizado em Natal, estaria sendo subutilizado. Segundo o parlamentar, o equipamento estaria servindo para atendimento a somente 3 pessoas por dia, quando poderia a capacidade seria para até 10 pessoas por hora, segundo ele. A denúncias foi feita na última terça-feira (15) e tem ganhado força nos últimos dias.
O aparelho de tomografia computadorizada pertence ao hospital, mas pacientes são atendidos no local pelo SUS (Sistema Único de Saúde), por meio de convênio com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap). De acordo com Léo Souza, a Sesap estaria demorando a fazer a regulação de pacientes para a unidade de saúde.
A Secretaria Estadual de Saúde afirmou, em nota, que não há demora na regulação de pacientes para o exame de tomografias no Varela Santiago. Segundo a pasta, na manhã desta quinta (17), por exemplo, havia 60 pacientes regulados, ou seja prontos para fazer o exame, apenas esperando serem chamados pelo hospital.
Ao ser procurado, o Varela Santiago informou sobre pacientes atendidos no setor de tomografia, dizendo apenas que tem o compromisso de realizar “15 mil atendimentos realizados mensalmente, com os pacientes do SUS e com a população do Rio Grande do Norte”.
Debate na Câmara
Durante pronunciamento na Câmara Municipal nesta quarta-feira (16), a vereadora Samanda Alves (PT) disse que consultou a Secretaria de Saúde, tendo sido informada de que pacientes são regulados, mas que o Varela Santiago não tem capacidade de atender mais pacientes do que o fluxo atual.
“O Hospital Varela Santiago não tem nem espaço para atender mais pacientes. Já há 60 pacientes autorizados a receber atendimento, esperando somente a agenda. Então não corresponde com a verdade a fala do vereador Léo Souza”, disse.
Usando seu direito de resposta, Souza declarou que a denúncia está embasada em relatos repassados a ele por servidores do hospital.
“Quando diz que eu estou faltando com a verdade, quem tem que vir dizer isso é o Hospital Varela Santiago, e não uma emissora do governo. Eu desafio qualquer um a dizer que o Varela Santiago está mentindo. Falar que doutor Paulo, Régis e toda a equipe do Varela está mentindo, então a gente vai brigar na Justiça”, afirmou.
*Com informações da 98 FM Natal