A partir desta terça-feira (28), ocorre a 3ª Semana Brasileira de Educação Midiática (SBEM), com o tema “Mobilizar uma geração para a cidadania digital”. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), em parceria com o Ministério da Educação (MEC) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Em entrevista à Voz do Brasil, nesta segunda-feira (27), o secretário de Políticas Digitais, João Brant, detalhou o evento, que tem como objetivo promover uma grande mobilização em torno da educação midiática.
“A gente tem a felicidade de entrar agora na terceira edição da Semana Brasileira de Educação Midiática. Que, na prática, mobiliza escolas e entidades da sociedade civil no Brasil inteiro para pautar esse tema da educação digital e educação midiática”, disse.
O que a gente consegue falar sobre cidadania digital? É a capacidade hoje de nós, como cidadãos, interagirmos plenamente no ambiente digital de forma crítica, de forma autônoma, de forma a entender não só do ponto de vista técnico, como é que a gente utiliza esse espaço, mas principalmente do ponto de vista de compreensão, de capacidade de leitura desse ambiente digital”, explicou o secretário.
Para João Brant, pensar em cidadania digital é construir um ambiente propício para a democracia. “É difícil pensar uma democracia que não tem um ambiente plural, robusto, diverso, de comunicação e informação, e a gente não vai ter um ambiente assim se a gente não tiver cidadãos capazes de exercer a sua cidadania no ambiente digital, portanto, de compreender aquilo que eles estão lendo, vendo, assistindo, mas também de produzir de forma crítica conteúdo”, disse.
A programação da 3ª Semana Brasileira de Educação Midiática terá uma abertura presencial no dia 28 de outubro, com apresentação de cases de secretarias de Educação com experiências de currículos em educação digital e midiática. Além disso, o evento contará ainda com o lançamento da 2ª Estratégia Brasileira de Educação Midiática e da pesquisa TIC Educação deste ano, realizada pelo Cetic.br. Ao longo da Semana, serão realizados eventos online com parceiros da Secom, como Serenas, Redes Cordiais e Palavra Aberta.
A programação completa e as transmissões ao vivo estarão disponíveis em: gov.br/secom/3asbem

