A Prefeitura do Natal e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN) apresentaram, na tarde desta quinta-feira (17), os resultados de uma pesquisa que mediu os impactos econômicos do São João de Natal 2025. O levantamento, realizado pelo Instituto Fecomércio (IFC), confirmou o sucesso da festa, gerando uma movimentação de R$ 188,6 milhões de reais na capital, com público estimado de mais de 930 mil pessoas.
Os dados foram apresentados no Hotel-Escola Senac Barreira Roxa e revelaram um forte otimismo do setor de comércio e turismo da capital. Antes mesmo do início da festa, 76,6% dos empresários já esperavam uma influência positiva em seus negócios, enquanto apenas 8,6% previam algum impacto negativo.
Essa confiança se refletiu diretamente nos investimentos e na geração de empregos. A necessidade de contratar funcionários para o período junino saltou de 22,1% dos empresários em 2023 – último ano quando foi realizado um grande evento junino pela gestão municipal – para 36% neste ano. O investimento médio geral para o evento quase dobrou, com um aumento de 92,7%, passando de R$ 3.565,71 em 2023 para R$ 6.871,62 em 2025.
Ao apresentar os números, o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, ressaltou a importância do estudo como uma ferramenta de gestão. “A movimentação foi positiva para o empresário, com aumento de faturamento de 47%, em relação ao São João de 2023. Essa pesquisa serve para os empresários melhorarem os seus negócios, como também para a prefeitura ver os pontos positivos e avaliar onde pode melhorar”, afirmou Queiroz.
Presente no evento, o prefeito Paulinho Freire comemorou os resultados e destacou que o São João de Natal se consolidou no cenário nacional. “O evento repercutiu em todo o Brasil. Quantas ligações nós recebemos, de pessoas parabenizando o sucesso. Hoje eu não tenho dúvida de dizer que o São João de Natal já é o maior São João de capital do Brasil”, declarou o prefeito.
Com o sucesso, Paulinho enfatizou a necessidade de um planejamento ainda maior para as próximas edições, visando atrair mais turistas e investimentos da iniciativa privada. “Nós vamos aprimorar ainda mais. A gente precisa de um tempo maior para planejar, para dar uma previsibilidade e aumentar o número de turistas. Com planejamento, eu tenho certeza que a partir do próximo ano, nós vamos ter grandes números na rede hoteleira. Nós vamos botar a iniciativa privada para patrocinar, porque hoje nós temos o que mostrar”, projetou.
O prefeito também celebrou a grande participação popular, a segurança do evento e o impacto positivo no comércio de bairro. “A cidade vestiu a camisa do São João. A segurança foi espetacular, com quase um milhão de pessoas e nenhuma intercorrência grave”, disse, agradecendo à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros que atuaram em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Pública de Defesa Social.
Por fim, o gestor destacou o caráter inclusivo, com a área dedicada a pessoas com deficiência, e o lado solidário da festa, que arrecadou quase 30 toneladas de alimentos e mais de 31 mil latas de leite.


Planos para o Natal em Natal e Carnaval 2026
Com o sucesso do modelo, Paulinho Freire anunciou que a gestão já está trabalhando nos próximos grandes eventos do calendário da cidade, com a intenção de replicar o engajamento e a organização.
“Nós já estamos pensando no Carnaval do ano que vem, em ter a divulgação desse carnaval até novembro. Estamos começando a trabalhar uma ideia para o Natal em Natal, que Natal não pode deixar de ter um grande evento para marcar essa data”, adiantou o prefeito.
Segundo ele, a intenção é buscar parcerias amplas para a realização dos futuros eventos. “Nós queremos envolver toda a cidade, mais uma vez, unir forças junto com as entidades, junto até com o Governo do Estado e o Governo Federal, através do Ministério de Turismo. ”