Uma notícia falsa afirmando que a Receita Federal passaria a notificar adultos que moram com os pais para cobrar impostos referentes a aluguel circulou na internet no último fim de semana. Em nota, o órgão desmentiu a informação neste domingo (21), classificando-a como fake news: “Isso não existe, nem faz o menor sentido”.
De acordo com o boato, a suposta medida atingiria pessoas que vivem em imóveis de terceiros sem contrato formal ou sem declaração de aluguel. A cobrança estaria ligada à criação do Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB), sistema em desenvolvimento para reunir, em um banco de dados nacional, informações sobre imóveis a partir de registros compartilhados por cartórios. Na prática, o CIB não tem qualquer relação com a cobrança de tributos sobre quem reside com os pais ou em situação semelhante.
Ao final da nota, a Receita Federal também alertou para os riscos de compartilhar informações inverídicas: “Não caia em fake news. Desconfie de quem mente para você sem fundamento ou razão aparente, a não ser causar medo e desinformação”, destacou o órgão.
Confira na íntegra a nota da Receita Federal:
“Têm circulado nas redes sociais fake news, aparentemente impulsionadas por políticos que fazem oposição ao governo, que a Receita Federal irá notificar adultos que moram com os pais a partir de 2026.
A mentira tenta relacionar isso, de maneira confusa, com pagamentos de aluguel ou algo nesse sentido.
Isso não existe, nem faz o menor sentido.
Não caia em fake news, desconfie de quem mente pra você sem fundamento ou razão aparente, a não ser causar medo e desinformação.”
*Com informações de Tribuna do Norte

