“Nosso desafio agora, a partir de 1º de janeiro de 2023, é melhorar rapidamente as condições de vida do povo. No RN, após um primeiro mandato de ‘organização da casa’, o governo Fátima vai efetivar o que dizia nosso slogan de campanha, (que foi) ‘o melhor vai começar’”, afirmou o vice-presidente estadual do PT, Daniel Valença, ao falar sobre os planos do partido para o Brasil e o Rio Grande do Norte no próximo ano. E garantiu que o partido começará a debater a sucessão municipal de 2024 em Natal somente a partir de fevereiro próximo.
“Após tantos ataques que o povo brasileiro sofreu desde o golpe de 2016 contra a presidenta Dilma Rousseff, é preciso fazer as reformas estruturais que o país precisa”, falou Valença. Para ele, a ascensão do Partido dos Trabalhadores ao governo federal, com o retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República e o segundo mandato da governadora Fátima Bezerra (PT) no RN será altamente benéfico para o Rio Grande do Norte.
Questionado sobre a possibilidade da deputada federal Natália Bonavides vir a ser candidata a prefeita por Natal em 2024, Valença corroborou as palavras do deputado federal eleito Fernando Mineiro, que afirmou, em entrevista ao Diário do RN na semana passada, que a colega de partido é um nome forte, tendo “a sociedade natalense muito a ganhar com uma gestão alinhada com os governos estadual e federal” e que “chegou o momento do PT administrar Natal”.
“2024 ainda está muito longe. Sem dúvidas que Natália é um excelente nome e, pela qualidade do seu primeiro mandato como deputada federal, tendo sido também a mais votada do Estado, ela se credencia para ser a nossa candidata. Lembrando que Natal nunca teve uma gestão petista, uma gestão democrática popular. No momento oportuno, o partido debaterá a tática eleitoral para 2024, assim como os demais partidos também o farão”.
Quem também aprova o nome de Natália Bonavides, reeleita com mais de 157 mil votos, para a Prefeitura da Capital é a presidente do PT em Natal, vereadora Divaneide Basílio. Eleita deputada estadual com 52,2 mil votos, ela afirmou que, em fevereiro próximo, o diretório municipal se reunirá para iniciar os debates sobre a sucessão em Natal.
“Momento em que debateremos a conjuntura e também celebraremos o aniversário do PT. Mas, com certeza, para todos nós, Natália é um nome forte. Foi a deputada federal campeã de votos, é qualificada e é muito bom saber que temos um nome como o dela, que, inclusive, participou agora da equipe de transição do governo Lula debatendo sobre as cidades”, afirmou.
Aliado pode virar
“calo” em 2024
Com o nome de Natália Bonavides praticamente aprovado pelas principais lideranças petistas no RN, o partido pode enfrentar problemas com um dos seus principais aliados na campanha de 2022: o ex-candidato ao Senado Federal Carlos Eduardo Alves (PDT), que confirmou ao Diário do RN na última quinta-feira (22) que pretende se candidatar à Prefeitura de Natal nas eleições de 2024.
Questionados sobre isso, ambos preferiram manter o silêncio sobre Carlos Eduardo Alves. “Esse debate ainda não aconteceu no partido”, disse Divaneide.