Por Carol Ribeiro
“Primeiro, é um sonho dele e eu não tiro sonho de ninguém. Quem faz parte do meu grupo ou até mesmo da família, que tenha pretensão de ser candidato, eu faço questão que seja candidato e lance a candidatura dentro do grupo da gente”, afirma o vereador Preto Aquino (Podemos), vereador natalense que foi eleito em 2020, com 3.490 votos, e convidou o primo Jakson Capixaba (Podemos), a fazer parte da nominata do Podemos para buscar eleger três cadeiras, embora afirme que “tenha consciência que o terceiro é muito difícil”.
“Eu recebi o convite do vereador Preto Aquino, que é meu primo legítimo e que expôs para mim que a nominata seria de pessoas simples e que lá tinha possibilidade de fazer dois vereadores. E eu estou muito feliz porque meu voto é um voto solto. É um voto de vários segmentos da sociedade. De pessoas simples, de pessoas classe média, até de empresários, que têm apostado no meu potencial”, diz o primo Jakson Capixaba.
Confiante na eleição e inspirado no perfil do senador Styvenson Valentim, liderança do seu partido, Jakson explica que ele e o primo Preto têm eleitorado de segmentos diferentes e a família fica à vontade para escolher quem quiser. “Quem não vota com Preto, vota com o branco. O branco seria eu. A gente tem feito uma campanha com transparência. Eu respeito o voto dele, ele respeita o meu voto”, diz com entusiasmo o aspirante a vereador.
Comunicador, Jakson Capixaba já esteve em emissoras tradicionais da cidade, como 95 FM, 96 FM, 98 FM, Satélite FM e Rádio CBN, atuando na cobertura do futebol potiguar. Já foi candidato a vereador em 2016, quando concorreu pelo Solidariedade. Em 2020, afirma que “não se sentia preparado” e agora, com os convites e apoio da família, voltou a articular seu sonho de ocupar a casa legislativa municipal. Tem como principal bandeira propostas na área social do esporte, principalmente com crianças carentes.
“Eu prefiro dizer que vou defender os interesses da população. Uma cidade mais justa, bem organizada, de inclusão social. Eu sou de origem simples. Até bem pouco tempo eu morava na zona Norte. Eu vejo também que o transporte coletivo é uma carência muito grande, precisa ter uma melhoria nos transportes coletivos da cidade”, afirma Jakson.
Preto Aquino, vereador eleito em 2020, é candidato à reeleição e avalia seu mandato como “melhor impossível”. “Me perdoe a minha modéstia, (meu mandato é) melhor impossível. Vou na Câmara de segunda a sexta, atendo todo mundo, sem marcar, sou único vereador. Não tenho história de chefe de gabinete para atender telefone, mentir, para dizer que não sou eu”, garante o parlamentar que tem atuação na área social e afirma que pretende continuar esse trabalho.
Tanto Preto, quanto Jakson, avaliam que deve existir uma forte renovação na Câmara Municipal.
“Tem muitos que antes de chegar lá prometem, dizem que vão trazer o sol para gente, mas quando está na realidade, na prática, vê o quanto é difícil”, explica Preto, que aposta numa renovação de pelo menos 10 vereadores.
“Eu vejo que a população está dando um recado de mudança. Eu vejo que a população quer mudança realmente. O desgaste é muito grande de muitos vereadores que se acomodaram”, diz Jakson.
Campanha por Paulinho Freire
Filiados ao Podemos, os dois trabalham pela campanha de Paulinho Freire (UB) a prefeito de Natal e acreditam que a campanha realizada pelo Podemos e por Styvenson Valentim devem fazer a diferença para a certeza de 2º turno que eles vislumbram.
“Graças a Deus Paulinho vem crescendo todos os dias. Não tenho dúvidas (da virada)”, afirma Preto, avaliando que Styvenson é hoje “o nome mais crescente na política do Rio Grande do Norte”.
“Eu voto em Paulinho Freire e eu acredito que vai ter segundo turno. E o segundo turno será uma história bem diferente. Eu acho que Natal vai aceitar e acreditar o que está sendo passado e proposto por Paulinho Freire, por ele ser uma pessoa atuante, de credibilidade, é ficha limpa. As pessoas veem muito isso, a questão da idoneidade do político”, defende Jakson.
Para ele, o debate entre Lula e Bolsonaro devem sim fazer a diferença na campanha majoritária, e deve beneficiar Paulinho Freire, que tem em seu palanque, além do Podemos, partidos como o PL, PP, PSDB e Republicanos.
“Até porque ele chegando a ser prefeito de Natal, vai depender muito da força política dos deputados com mandatos, deputados federais, dos senadores, principalmente o senador Styvenson Valentim, que tem colocado muitas emendas pra Natal”, finaliza Jakson Capixaba.