O município de Jucurutu, no Seridó potiguar, deu mais um passo importante na consolidação de sua vocação industrial. Conhecida pela produção de bolachas, queijos e lingeries, a cidade agora abriga o primeiro abatedouro e frigorífico de suínos do Rio Grande do Norte. Localizado no Sítio Curral Velho, na zona rural do município, o empreendimento Suínos Jucurutu foi inaugurado nesta terça-feira (2), em solenidade que contou com missa, visita técnica às instalações e degustação de cortes preparados em parrilla.
O frigorífico nasce com apoio do Projeto Suinocultura Potiguar, desenvolvido pelo Sebrae-RN em parceria com produtores locais, e representa um marco para a cadeia produtiva da carne suína no estado. O superintendente do Sebrae-RN, Zeca Melo, destacou o papel estratégico da iniciativa na descentralização do desenvolvimento econômico. “Esse projeto é um avanço importante para geração de emprego, renda e fortalecimento da economia potiguar a partir do interior”, afirmou.
A empresária Karrie Medeiros, proprietária do frigorífico, celebrou a concretização de um projeto que demandou dois anos de preparação. “Após muito trabalho e desafios, estamos inaugurando nosso abatedouro frigorífico, o primeiro do RN e o terceiro do Nordeste. Estamos 100% licenciados, com capacidade para 60 animais por hora. Já geramos 40 empregos diretos e 120 indiretos. Com apoio do Sebrae, estamos estruturando toda a cadeia produtiva para garantir qualidade e eficiência até o frigorífico. Jucurutu se consolida, assim, como polo industrial do estado”, declarou.
Segundo Fernando José, gestor do Projeto Suinocultura Potiguar, a inauguração representa um divisor de águas para o setor. Atualmente, 28 produtores já fornecem para a Suínos Jucurutu, e a meta é atingir 50 até o final de 2025 e 100 até 2026. “Esse projeto vem sendo estruturado em parceria com a empresa e já está transformando a realidade dos produtores. O mais importante é que o produtor potiguar acredite: esse modelo é real, está funcionando e tem potencial para fortalecer a suinocultura em todo o estado”, avaliou.
O secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Pesca, Guilherme Saldanha, também participou da inauguração e enfatizou o impacto econômico da nova estrutura. “O RN é um grande consumidor de carnes, mas boa parte do que consumimos vem de fora. Apenas com carne bovina, mais de um bilhão de reais saem da nossa economia todo ano. Iniciativas como essa reduzem a dependência externa, fortalecem a economia local e evitam evasão de recursos. Esse frigorífico tem potencial para crescer e atender a um mercado promissor. O Sebrae é peça-chave nesse processo, ao garantir competitividade e qualidade ao setor”, afirmou.
Com apoio do Sebrae-RN e incentivo de políticas públicas como o Programa de Estímulo ao Desenvolvimento Industrial (PROEDI), o frigorífico Suínos Jucurutu se estabelece como referência em inovação, geração de renda e encadeamento produtivo no semiárido potiguar. O projeto abre novas oportunidades para produtores de todas as regiões do estado, fortalecendo o protagonismo da suinocultura no Rio Grande do Norte.
*Com informações de Agência Sebrae de Notícias