Dois potiguares brilharam no Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Estrada, a principal competição do ano no ciclismo do Brasil, realizada no último final de semana, na cidade de Leme, no interior de São Paulo. Os atletas da Sadef (Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN), Paulo Eduardo e Jackson Alexandre subiram no pódio conquistando uma medalha de prata e duas de bronze para o Rio Grande do Norte.
O principal destaque do RN na competição foi Paulo Eduardo, que subiu duas vezes no pódio da cidade de Leme, interior de São Paulo. No primeiro dia de disputas, eles faturou o bronze no contrarrelógio, estilo de prova famosa no ciclismo onde vence o competidor que fizer o percurso estipulado no menor tempo. No segundo dia, levou a prata na prova de resistência.
O segundo atleta norte-rio-grandense a subir no pódio foi Jackson Alexandre que ficou com o bronze na prova de resistência, completando os 60km de prova em 2h03. “Foram resultados expressivos, considerando que os melhores atletas do paraciclismo estavam nesse Brasileiro de Estrada. Agora é focar para as etapas restantes da Copa Brasil, marcadas para setembro e outubro”, disse Jackson.
Fábio Henz, atleta da Sadef, completou a equipe. Ele ficou em 11° na prova de resistência e 13° no Contrarrelógio. O Campeonato Brasileiro de Paraciclismo de Estrada entrou para a história com recorde de inscritos: 160 atletas do país inteiro, entre eles os maiores nomes da modalidade atualmente, distribuídos nas categorias ciclismo convencional, handbike, triciclo e tandem.
O evento foi organizado e realizado pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e parceria com a Prefeitura Municipal de Leme, Free Force, Governo Federal e a Federação Paulista de Ciclismo (FPC).