FUNASA
A extinção da Fundação Nacional da Saúde (FUNASA) anunciada nesta terça-feira (3), através de Decreto, foi surpresa para dirigentes e servidores instalados na repartição federal no Rio Grande do Norte. Apesar de a FUNASA/RN ter mostrado desempenho recorde na perfuração de poços com benefícios extensivos a mais de 57 mil pessoas, o que corresponde a 9% da população estadual, dirigentes locais ainda não sabem a destinação de seu acervo.
FUNASA II
Na patilha de repartições federais com os partidos políticos que dão sustentação ao governo, a FUNASA sempre esteve na cota do MDB que em Brasília continua “estrebuchando” para evitar perder esse quinhão que rende dividendos, uma vez que a FUNASA prestar serviços diretamente aos municípios e por essa razão é sempre procurada pelos prefeitos.
No ano passado, independentemente de influência política partidária, a FUNASA/RN mostrou eficiência e quebrou recorde nacional ao perfurar 1.651 poços em apenas 11 meses, desenvolvendo o programa Força-Tarefa das Águas.
SEMARH
A governadora Fátima Bezerra acertou em cheio na aprovação do nome de Paulo Varela para ficar à frente da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMARH.
Estando na cota do vice-governador Walter Alves, Paulo Varela é um expert em recursos hídricos e conhece muito bem as potencialidades do RN. Resta saber que será o indicado para ser o responsável pelo setor de Resíduos Sólidos naquela pasta.
SEMARH II
Considerado um dos gargalos da SEMARH por conta da falta de uma definição de política pública para o setor, Resíduos Sólidos têm se tornado um problema constante para os municípios norte-rio-grandenses, apesar da persistência do Ministério Público Estadual em tentar fazer com que os prefeitos encontrem solução para evitar a proliferação dos lixões.
Encontrando um técnico que supere essas deficiências no setor de Resíduos Sólidos, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos pode ser um marco na gestão de Fátima Bezerra.
PETROBRAS
Há cerca de cinco anos, a Petrobras decidiu suspender seus investimentos em pesquisas e prospecções em solo e no mar potiguar, passando essa tarefa para a iniciativa privada. Resta saber se o atual senador potiguar Jean Paul Prates, já indicado para a presidência da Petrobras, ao assumir a estatal vai conseguir mudar a política de investimento da empresa em relação ao Rio Grande do Norte, principalmente na área do refino de petróleo.
PETROBRAS II
Apesar de seu nome só vir a ser consolidado como presidente da Petrobras nos próximos 60 dias, Jean-Paul Prates já vem dando declarações a respeito da política de preços dos combustíveis, tranquilizando o mercado.
Além de assumir a presidência da estatal por indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Jean irá assumir cadeira no Conselho Administrativo da Petrobras.
CARONA
O vice-governador Walter Alves esteve presente na posse do Ministro dos Transportes, Renam Filho e, pegando carona, já adiantou conversas sobre o apoio daquela pasta ao Departamento de Estradas e Rodagens do Rio Grande do Norte – DER/RN.
Além da indicação do nome de Paulo Varela para a SEMARH, Walter Alves também fará a indicação do nome que vai estar à frente do DER/RN, em comum acordo com membros de seu partido, o MDB.
NOVO PRESIDENTE
Depois de embates jurídicos com a gestão de Fátima Bezerra com resultados favoráveis à instituição que representa, o presidente Anteomar Pereira (Babá) da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte – FEMURN vai conduzir a eleição para indicação de seu sucessor, Luciano Santos (MDB) no próximo dia 13.
Vitorioso em sua gestão, oportunidade em que conseguiu a adesão de todos os 167 prefeitos à instituição, Babá fará juma prestação de contas do período em que esteve à frente da FEMURN.