DEMOCRACIA
O ex-presidente Jair Bolsonaro escreveu artigo no jornal A Folha de São Paulo defendendo a democracia e pedindo respeito às eleições da Argentina e dos Estados Unidos. Mas foi o próprio Bolsonaro que apoiou os movimentos que protestaram contra a eleição do presidente Lula, em 2022, sob a alegação de suspeição do sistema das urnas eletrônicas sem, contudo, ter apresentado uma prova sequer contrária. Isto é, agiu com extremismo, contra a democracia.
DIREITA
Como propaga, a chamada direita ideológica defende a democracia, respeita as opiniões contrárias e também respeita o resultado dos pleitos eleitorais sem questionar o sistema das urnas eletrônicas no Brasil. É assim que funciona a democracia. Seja da direita ou da esquerda ideológica. Até o abominável extremismo é aceito na democracia plena.
DIÁLOGO
Além de já aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e do papel já desenvolvido pelo seu líder Francisco do PT na Assembleia Legislativa, o governo Fátima Bezerra deve redobrar o diálogo com os deputados oposicionistas se assim quiser viabilizar a aprovação do seu projeto que prevê passar o percentual do ICMS de 18% para 20%. Com o seu governo fragilizado pelas próprias dificuldades financeiras, se Fátima Bezerra esticar a corda pode sofrer mais uma derrota no legislativo.
CONFABULAÇÕES
A cada dia e a cada instante surgem novas possibilidades de composição de chapas para a disputa majoritária nas eleições de 2026. Na chapa da oposição, mesmo os mais racionais defendendo os nomes de Alysson Bezerra, para o governo do estado, e de Álvaro Dias e Styvenson Valentim para o Senado, há quem veja a possibilidade do atual prefeito de Mossoró disputar uma vaga para o Senado Federal e Álvaro Dias tentar viabilizar sua eleição para o Governo do Estado.
CONFABULAÇÕES II
Pelo lado da situação, o Partido dos Trabalhadores (PT) vai ter que convencer Waltinho a ele disputar uma cadeira na Câmara Federal, enquanto a deputada federal Natália Bonavides disputa o governo. Na disputa pelas duas vagas no Senado, embora as projeções observem o nome de Ezequiel Ferreira de Souza para uma das vagas da Câmara Alta, certamente aí estariam as duas mulheres, Fátima Bezerra e Zenaide Maia. Restaria saber mesmo quem iria assumir o cargo de governador com a vacância deixada por Fátima em abril/2026.
AVALIAÇÃO
Apesar de o prefeito Álvaro Dias não ter passado pelo pleito eleitoral como gestor bem avaliado, é provável que até o final de seu mandato e com inúmeras obras a serem entregues à população o seridoense encerre sua missão melhor avaliado. Já o prefeito de Mossoró enfrentou a eleição com uma aprovação gigantesca de 80% e no pleito de 6 de outubro, entre os cerca de 150 mil eleitores que foram às urnas, Alysson Bezerra teve uma maioria de quase 100 mil votos perante o segundo colocado.
PAULINHO
O prefeito eleito de Natal, Paulinho Freire, vai ter que se preparar para as turbulências financeiras do município. A advertência está sendo feita pelo economista Vagner Araújo, em seu artigo no Agora RN. O ex-secretário de Estado faz um alerta dizendo que “Paulinho Freire herdará do atual prefeito Álvaro Dias – e dos que o antecederam – uma saúde fiscal que exige atenção e ajustes”.
PAULINHO II
Em seu artigo, Vagner Araújo mostra que “A situação do município, evidenciada pela nota “C” na Capag (Capacidade de Pagamento) emitida pelo Tesouro Nacional, coloca Natal em um patamar desfavorável para conseguir investimentos externos – um recurso fundamental para as gestões modernas de cidades que buscam desenvolver infraestrutura e programas estratégicos”.
SAUDE
Saindo um pouco da política, vale registrar que o plano de saúde HapVida, empreendimento nascido no vizinho Estado do Ceará, é hoje o maior do setor no Brasil, com 8,7 milhões de associados.
ASSEMBLEIA
Nesta quarta-feira, 12, a Assembleia Legislativa do RN vai sacramentar o nome do deputado Ezequiel Ferreira de Souza como presidente do Poder Legislativo para o biênio 2025/2027. É que o Superior Tribunal Federal (STF) havia anulado as eleições antecipadas em todas as Casas Legislativas. Na eleição de hoje, os deputados estaduais referendam o que já haviam feito na eleição de 2023.