GOLPE
O depoimento do ex-comandante da Aeronáutica, brigadeiro Baptista Júnior ao Supremo Tribunal Federal desmonta o que havia de faísca de defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro. Confirma a tentativa de golpe e mostra que o marido de Michele mentiu publicamente esse tempo todo.
REUNIÕES
O Militar da FAB detalhou vários encontros que manteve com Bolsonaro e relatou que o tema sempre foi o mesmo, a tentativa de evitar a posse de Lula e o ex-presidente se manter no poder.
ENCONTROS
Nas reuniões, Bolsonaro tentou cooptar o apoio da cúpula das Forças Armadas para seu plano golpista. A ruptura institucional foi tratada diversas vezes; algumas de forma sutil, citando a tal da GLO; outras, de maneira mais direta, em que a prisão do ministro Alexandre de Moraes foi citada explicitamente e como evitar a posse de Lula.
DETALHAMENTO
O depoimento foi longo e recheado de informações consistentes, como datas das reuniões na residência oficial do então presidente da República para tentar convencer os militares a aderir a um golpe contra a democracia.
MENTIRAS
Portanto, fica cada vez mais evidente o festival de mentiras de Bolsonaro, quando diz que queria jogar nas ‘quatro linhas’, que nunca pensou em golpe, entre tantas ditas para tentar se livrar da condenação.
ANISTIA
Agora está cada vez mais claro a obsessão de Bolsonaro pelo projeto da anistia. Somente com um perdão de golpistas do mesmo naipe, ele poderá se livrar da condenação e da punição por não ter respeitado a democracia que lhe deu tudo e ele quis enterrá-la.
GRAVIDADE
Nesse mundo do fanatismo político ainda há quem tente minimizar a gravidade da situação, em que um presidente eleito pela democracia, não aceita a derrota democrática e quer ser ditador de um País que respira liberdade.
ESTUPRO
Impressiona o nível de estupidez de uma parte da política que comemora quando alguém dos Estados Unidos diz que vai punir um ministro da Suprema Corte do Brasil. É uma violência diplomática e um estupro à nossa soberania. O problema é que quem está comemorando isso é a turma que se diz patriota. Dá para entender?
SILÊNCIO
Prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra, acompanhou as informações a respeito das investigações criminais contra ele e sua gestão, autorizadas pelo Tribunal de Justiça do RN em absoluto silêncio.
DEFESA
Bastou sair a pesquisa da Consult em que ele lidera a corrida para governador em 2026 que Allyson voltou às redes para comemorar. Porém, não disse nada sobre as investigações. Preferiu usar o mesmo estilo dos caciques da velha política, que quando são confrontados com fatos inconvenientes, se dizem perseguidos.
ANTIGA
Essa tática usada pelo prefeito de Mossoró é antiga. Não trata do tema que lhe é indigesto e ainda diz que é vítima de perseguição porque está liderando as pesquisas. O fato é que o prefeito não esperava que um tema que desgasta, como envolvimento com corrupção, estivesse colado à sua imagem.
NOVIDADE
O Diário do RN traz hoje uma informação nova de que há outra investigação criminal em curso contra o prefeito Allyson Bezerra, autorizada pelo TJRN, cujo relator é o Desembargador Cornélio Alves. Vai render muito ainda.