PESQUISA
Levantamento realizado pelo instituto DataVero para a 98 FM, mostra a superioridade numérica de Paulinho Freire em relação a Natália Bonavides. Ela subiu 18% e ele subiu 9% do resultado do primeiro turno para o segundo.
SUBIDA
O crescimento de Natália ficou claro a partir das mobilizações da candidata e da força da militância. Porém, a rejeição ao seu nome torna-se um freio para subida mais acelerada a ponto de ultrapassar Paulinho.
EFEITO
De acordo com a pesquisa, o efeito Lula não representou crescimento em termos de intenção de voto para Natália. Foi muito mais um gás de empolgação na militância do que atingir diretamente o eleitor indeciso.
MUDANÇA
Os números da DataVero 98 FM revelam que a migração de votos acontece em relação às gestões de Lula, Fátima e Álvaro. Nesse aspecto fica claro que Natália está se beneficiando do eleitor que aprova Lula e Fátima. Já Paulinho tem crescido entre o eleitorado que desaprova as gestões do PT e no que aprova Álvaro Dias.
MUDANÇA II
O que é negativo para um é positivo para outro. Enquanto Paulinho recebe intenção de voto do eleitor que aprova Álvaro, Natália se beneficia do insatisfeito com a gestão natalense.
CRESCIMENTO
Portanto, diante dos números DataVero/98 FM, percebe-se que ambos cresceram do primeiro para o segundo turno. Natália cresceu mais que Paulinho, mas ele não oscilou negativamente. Numa situação como essa, de disputa direta, crescer pouco também é positivo. Ruim é cair.
CRESCIMENTO II
No caso de Natália ela cresceu mais que Paulinho, mas não consolidou o que os especialistas chamam de ‘onda’ ou ‘tendência’. Ela recebeu a migração de eleitores que não escolheram seu nome no primeiro turno e esse percentual se acomodou.
ESTABILIDADE
Na semana da eleição, o que se observa é estabilidade do quadro com Paulinho liderando a disputa contra Natália. Se vai ocorrer algo expressivo a ponto de mexer com o eleitorado, somente mais adiante saberemos.
PASSADO
Para quem não procura analisar pesquisa sem a paixão política que cega, basta observar os dados da escolha do eleitor no dia da eleição e na véspera. Quem escolheu Natália na semana da eleição, na véspera e no dia, chega a 15%, percentual capaz de mudar qualquer quadro apresentado há 48 horas do pleito.
VIRADA
A virada de Paulinho sobre Carlos Eduardo foi mostrada pela DataVero/98 FM da sexta-feira, antevéspera do pleito, assim como o crescimento de Natália e sua projeção de subida.
MOBILIDADE
Como o levantamento foi realizado entre quarta e sexta e houve mudança no sábado e no domingo, o próprio eleitor aponta o que ocorreu quando responde essa pesquisa atual sobre quando decidiu o voto.
MAIORIA
A pesquisa DataVero 98 FM, que foi realizada no último final de semana mostra que, se a eleição fosse hoje, Paulinho teria uma maioria de quase 30 mil votos contra Natália.