TEMPO
Justiça Eleitoral definiu o tempo de rádio e TV a que os candidatos a prefeito de Natal terão direito na propaganda de campanha. Tempo de programa e inserções durante a programação das emissoras.
PESO
O programa eleitoral já não tem aquele peso que teve no passado, mas tem sua importância, principalmente quando é para apontar fatos negativos dos adversários. Já as inserções terão um peso grande na influência do voto junto ao eleitorado, pois são distribuídas ao longo da programação das emissoras de TV e Rádio.
INSERÇÕES
Na distribuição do tempo para uso na propaganda eleitoral, quem está bem adiante dos adversários é o deputado Paulinho Freire, que terá mais de 5 minutos de programa e 1600 inserções. A quantidade de inserções de Paulinho é quase o dobro das de Natália e cinco vezes maior do que as de Carlos Eduardo.
AVALIAÇÃO
Já houve eleição em que candidato com mais tempo perdeu para quem tinha menos tempo de rádio e TV. O tempo não é determinante para o sucesso ou fracasso de uma candidatura. Porém, não pode ser subestimado.
AVALIAÇÃO II
Um material bem produzido com acusações verdadeiras sobre um candidato pode provocar um estrago grande na imagem deste ou daquele. E também o tempo pode ser usado para ‘apresentar’ uma candidatura, com seus méritos e suas qualidades.
CRÍTICA
A questão do tempo na propaganda é semelhante aos apoios políticos. Quem não tem apoio, critica quem tem; no tempo de TV, quem não tem, diz que não faz diferença numa eleição. Mas faz. É só saber usar.
ERROS
A sequência de erros estratégicos, soberba e ausência de visão macro, são os ingredientes que proporcionam a desvantagem da candidatura de Eraldo Paiva em relação a Jaime Calado, na eleição de São Gonçalo do Amarante. O marido de Zenaide pavimenta bem sua volta ao comando da cidade de Dona Militana.
TEATRO
O tempo passou e ficou explícito o teatro montado pela Prefeitura de Natal em relação à draga que vai fazer a remoção da terra para a engorda de Ponta Negra.
TEATRO II
Com a licença emitida há mais de uma semana, a draga ainda não voltou a Natal e a Prefeitura diz que vai demorar alguns dias ainda para o equipamento chegar, porque é preciso fazer um trabalho de conexão da tubulação para a draga poder operar.
TEATRO III
Ou seja: A foto da draga chegando e saindo era somente para pressionar o Idema e a Prefeitura jogou a verdade para o fundo do mar, tentando enganar todo mundo. Coisa feia. Papel ridículo.
MONTE ALEGRE
A situação em Monte Alegre não está fácil para o prefeito André Rodrigues. Desgastado, o gestor inventou de ir na feira cumprimentar os eleitores e o resultado foi o pior possível: A vaia comeu no centro e até ameaça de receber algumas frutas em direção ao próprio corpo. André saiu às carreiras.