INOCENTE
O TRE facilitou bastante a vida do senador Rogério Marinho, ao inocentá-lo de abuso de poder na eleição de 2022. Com um placar inquestionável de 6 a 0 e o MPF sem considerar crime eleitoral, pode até haver recurso, mas subirá ao TSE bem enfraquecido.
SUSPENSE
Enfraquecido não significa vitória antecipada. O TSE pode acatar o que foi decidido aqui pelo TRE, mas pode também modificar a decisão e cassar o mandato do senador potiguar.
VULNERÁVEL
Diante da incerteza do que pode acontecer no TSE, fica certa fragilidade no mandato do senador Rogério Marinho, mesmo que tenha conquistado uma vitória importante na Justiça Eleitoral do RN.
DEBATE
Ex-prefeito Carlos Eduardo é o único dos pré-candidatos já postos que governou Natal em quatro oportunidades, 14 anos de mandato. A parte positiva é que ele tem acervo para mostrar. A negativa é que vai ser cobrado justamente pelo que não fez.
COBRANÇA
Outra cobrança que Carlos Eduardo vai enfrentar é o desfecho de suas contas no TCE. Auditorias técnicas apontam para irregularidades. Será um tema inevitável na campanha.
REAÇÃO
Prefeito Álvaro Dias tem confidenciado a interlocutores próximos que vai dar o troco a Carlos Eduardo. O pai de Adjuto está aborrecido ao extremo por ser chamado de ingrato e traidor por pessoas ligadas ao filho de Agnelo.
DESAFIO
Pré-candidata a prefeita de Parnamirim, Nilda Cruz desconhece que a Justiça Eleitoral não permite realização de comício antecipado. Ela já fez uns três comícios abertos e anuncia que fará outros mais. Mesmo com o fato denunciado como propaganda eleitoral antecipada, a pré-candidata parece não se preocupar. Deve ter as costas largas no Judiciário.
HOMENAGEM
Do ex-deputado Henrique Alves, sobre o vídeo em que funcionários da Petrobras prestam homenagem ao ex-presidente Jean Paul Prates: “Esses momentos valem mais pro coração do que a tinta de uma caneta!”
HOMENAGEM II
Henrique conclui: “Amigo Jean Paul Prates, o RN lhe agradece o quanto e como honrou nosso Estado e o Nordeste brasileiro! Você é um vencedor!”
DISCURSO
Não deixa de ser contraditório o comportamento do ex-senador José Agripino em relação ao governo Lula. No discurso, bate forte no marido de Janja; na prática, passeia em Brasília para arranjar dinheiro no governo Lula para seus aliados.
VOLTA
Governadora Fátima Bezerra, após cumprir missão internacional na condição de presidente do Consórcio Nordeste, volta ao RN neste final de semana e reassume o governo. Walter Alves foi o discreto de sempre na interinidade. Certíssimo.
PROTAGONISMO
Presidente Lula acertou em se fazer presente e levar ações concretas do governo ao Rio Grande do Sul. A presença de um presidente da República faz diferença num momento como esse.